FABRICAÇÃO DE BLOCOS DE ALVENARIA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS CONTENDO BORRA DE CAFÉ E MICROFIBRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14194

Palavras-chave:

Bloco ecológico. Economia. Resistência. Novos materiais.

Resumo

O uso de novos materiais na produção de blocos de concreto tem sido uma área de crescente interesse na construção civil. Este estudo aborda a exploração e utilização de diferentes materiais como adições ou substituições aos tradicionais agregados na fabricação de blocos de cimento. A pesquisa destaca a importância de encontrar alternativas viáveis e sustentáveis para melhorar as propriedades dos blocos de cimento. Novos materiais, como resíduos industriais, cinzas, escórias, plásticos reciclados e até mesmo materiais naturais modificados. Com o intuito de produzir novos materiais, foi feita uma mistura com os materiais de construção convencionais para bloco contendo resíduos convencionais orgânicos de baixo custo: borra de café e outra contendo microfibra de polipropileno. O objetivo principal baseiou-se na criação de um método eficiente em que possamos produzir blocos resistentes e descrição de um novo protocolo referente a esses blocos “ecológicos”. Através do trabalho concluiu-se que é possível fabricar esses novos materiais dentro das normas específicas e contribuir para um ambiente sustentável na construção civil. Com essa pesquisa, espera-se que esses blocos sirvam de estímulo para trabalhos sustentáveis na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Bueno da Silva, Faculdades Integradas

Graduanda em Engenharia Civil pela Libertas – Faculdades Integradas.

Pedro Lucio Bonifácio, Faculdades Integradas

Professor-orientador. Doutor em Físico-Química de Materiais. Docente na Libertas – Faculdades Integradas. 

Downloads

Publicado

2024-05-22

Como Citar

Silva, D. B. da, & Bonifácio, P. L. (2024). FABRICAÇÃO DE BLOCOS DE ALVENARIA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS CONTENDO BORRA DE CAFÉ E MICROFIBRA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4190–4215. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14194