O SUPERENCARCERAMENTO E A VIOLAÇÃO AOS DIREITOS FEMININOS NO INTERIOR DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Amanda Sales de Sousa Centro Universitário Santo Agostinho
  • Fabrício Silva da Costa Araújo Centro Universitário Santo Agostinho
  • Juliano de Oliveira Leonel Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14105

Palavras-chave:

Superencarceramento. Feminino. Sistema prisional.

Resumo

Este estudo dedica-se a fazer uma análise do superencarceramento e a violação aos direitos femininos no interior do sistema prisional brasileiro. Nesse contexto, a problematização consiste e concentra-se nas implicações que vão além das questões de segurança pública, explorando as causas, consequências e alternativas para o superencarceramento de mulheres no Brasil, demostrando como o aumento do encarceramento impacta diretamente os direitos das mulheres dentro do sistema prisional. Desse modo, o principal objetivo da pesquisa é investigar o fenômeno desse superencarceramento com o propósito de entender a complexidade da situação considerando suas múltiplas dimensões, além de desenvolver propostas e práticas que promovam a justiça de gênero e o respeito aos direitos humanos. O estudo também faz uma análise do descumprimento da assistência e das garantias legais para com as detentas nos termos da Lei de Execução Penal. Em suma, para atingir o objetivo almejado, a metodologia de pesquisa fundamenta-se na revisão de tipo bibliográfico e documental de caráter qualitativo, desenvolvida mediante o levantamento de livros, artigos científicos e documentos que versam acerca do tema. Posto isto, o estudo contribui para o debate público, a conscientizão e a sensibilização sobre a questão do superencarceramento feminino no Brasil, com o intuito de mobilizar a sociedade em prol de mudanças significativas nas práticas de aperfeiçoamentoo relacionadas ao sistema prisional.

Biografia do Autor

Amanda Sales de Sousa, Centro Universitário Santo Agostinho

 Bacharelanda Do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Fabrício Silva da Costa Araújo, Centro Universitário Santo Agostinho

Bacharelando Do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). 

Juliano de Oliveira Leonel, Centro Universitário Santo Agostinho

Doutor em Ciências Criminais- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Mestre em Direito- Universidade Católica de Brasília (UCB/DF), Defensor Público do Estado do Piauí. Professor e Orientador do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). 

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Sousa, A. S. de, Araújo, F. S. da C., & Leonel, J. de O. (2024). O SUPERENCARCERAMENTO E A VIOLAÇÃO AOS DIREITOS FEMININOS NO INTERIOR DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 231–242. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14105