O SISTEMA DE COTAS RACIAIS NO BRASIL. RESERVA DE VAGAS PARA NEGROS EM CONCURSOS PÚBLICOS E A CONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº 12.990/2014

Autores

  • Germano Pontes Carvalho Veni Creator Christian University
  • Luciana Carvalheira de Figueiredo Veni Creator Christian University
  • Henrique Rodrigues Lelis FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14099

Palavras-chave:

Sistema de Cotas Raciais no Brasil. Direito Constitucional. Reserva de vagas para negros em concursos públicos. Lei nº 12.990/2014.

Resumo

As cotas raciais têm sido instrumento de ações afirmativas pelo Poder Público, objetivando diminuir as desigualdades sociais e favorecer os grupos considerados menos favorecidos, notadamente as pessoas da raça negra. Dentre estas ações afirmativas, tem-se a Lei Federal nº 12.990/2014 que prevê a reserva de 20% (vinte por cento) das vagas para negros em concursos públicos no âmbito da administração pública federal direta e indireta, que será abordada nesse trabalho sob a ótica do princípio constitucional da igualdade, buscando despertar um debate sobre o tema que é bastante controverso. Para tanto, serão abordados aspectos históricos e sociais para uma melhor análise crítica sobre o tema, analisando a ação Declaratória de Constitucionalidade nº 41 que foi proposta pelo Conselheiro Federal da OAB e julgada em 2017. Serão apresentados alguns aspectos sobre a eficácia de políticas públicas afirmativas que objetivam promover a igualdade econômica e social para a inserção da população negra na sociedade.

Biografia do Autor

Germano Pontes Carvalho, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. 

Luciana Carvalheira de Figueiredo, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University.

Henrique Rodrigues Lelis, FUMEC

Doutor em Gestão do Conhecimento e Sistema de Informação pela Universidade FUMEC. Mestre em Proteção das Leis Fundamentais pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Itaúna. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Carreira profissional desenvolvida na área de Governança Corporativa, Programas de Compliance, Gestão do Conhecimento, Governança da Informação, Inteligência Competitiva, Direito Digital, Financeiro, Empresarial e Economia Criativa. Autor de vários livros e artigos científicos. Palestrante e professor atuante em diversos minicursos e seminários. Membro fundador do grupo de pesquisa Direito, Economia Criativa e Inovação Tecnológica. 

Downloads

Publicado

2024-05-27

Como Citar

Carvalho, G. P., Figueiredo, L. C. de, & Lelis, H. R. (2024). O SISTEMA DE COTAS RACIAIS NO BRASIL. RESERVA DE VAGAS PARA NEGROS EM CONCURSOS PÚBLICOS E A CONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº 12.990/2014. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5124–5137. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14099