VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: UMA ANÁLISE SOBRE O ABUSO CONTRA A MULHER EM SUAS DIFERENTES PERSPECTIVAS

Autores

  • Maria Helena de Sousa Mota Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA
  • Wirna Maria Alves da Silva Centro Universitário Santo Agostinho UNIFSA. 

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14087

Palavras-chave:

Mulher. Violência Obstétrica. Legislação.

Resumo

Este estudo analisa a questão da violência obstétrica em suas diversas facetas, desde a evolução histórica do parto até a compreensão contemporânea da concepção e nascimento. Os comportamentos que caracterizam o desrespeito à parturiente englobam o manejo inadequado do corpo, o uso de insultos e a negligência em relação à autonomia da mulher. A análise busca uma compreensão profunda da natureza da violência obstétrica e seu impacto nos direitos das mulheres durante e após a gestação. O propósito é sensibilizar a sociedade para essa problemática e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes nesse contexto.

Biografia do Autor

Maria Helena de Sousa Mota, Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA

Acadêmica do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Wirna Maria Alves da Silva, Centro Universitário Santo Agostinho UNIFSA. 

Professora e Orientadora do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho UNIFSA.  Doutorado em Ciências Criminais pela PUCRS. 

Downloads

Publicado

2024-05-20

Como Citar

Mota, M. H. de S., & Silva, W. M. A. da. (2024). VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: UMA ANÁLISE SOBRE O ABUSO CONTRA A MULHER EM SUAS DIFERENTES PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3697–3709. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14087