DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DA DIABETES

Autores

  • Victor Gomes Barreto UNIG
  • Luciana Ferreira Mattos Colli UNIG
  • Leonardo Guimarães de Andrade UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14085

Palavras-chave:

Fitoterápicos. Diabetes. Tratamento. Eficácia. Desafios.

Resumo

O uso de fitoterápicos no tratamento da diabetes tem sido objeto de crescente interesse na comunidade médica devido aos seus potenciais benefícios na redução da glicose sanguínea e na melhoria da sensibilidade à insulina. Neste artigo, exploramos a aplicação dos fitoterápicos, no diagnóstico e tratamento da diabetes, destacando suas propriedades terapêuticas e os desafios associados à sua integração na prática clínica. Enquanto os fitoterápicos oferecem uma abordagem terapêutica mais segura e multifacetada em comparação com medicamentos sintéticos, a falta de padronização na produção e dosagem, bem como a evidência científica limitada, representam desafios significativos. No entanto, a integração dos fitoterápicos no manejo da diabetes tem o potencial de transformar a prática médica, oferecendo uma abordagem mais holística e complementar para melhorar os resultados a longo prazo para os pacientes. A adoção de uma abordagem baseada em evidências e a realização de mais pesquisas são fundamentais para maximizar os benefícios dos fitoterápicos na gestão da diabetes e para promover uma prática clínica segura e eficaz.

Biografia do Autor

Victor Gomes Barreto, UNIG

Concluindo curso bacharelado em farmácia.

Luciana Ferreira Mattos Colli, UNIG

Farmacêutica Industrial, Doutorado em Ciências Farmacêuticas, docente dos Cursos presenciais e EAD da UNIG, farmacêutica do LQFEX. 

Leonardo Guimarães de Andrade, UNIG

Coorientador do curso de graduação em Farmácia, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Mestre em Parasitologia, Mestre em Ciências ambiental, Professor dos Cursos Modalidade EAD na Universidade Iguaçu. 

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Barreto, V. G., Colli, L. F. M., & Andrade, L. G. de. (2024). DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DA DIABETES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3933–3941. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14085