QUALIFICAÇÃO DOCENTE: ELO PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Suzana Campos do Nascimento Centro Universitátio Santo Agostimho
  • Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger Centro Universitátio Santo Agostimho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14083

Palavras-chave:

Educação infantil. Inclusão escolar. Formação docente.

Resumo

O presente trabalho realizou estudo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tendo como foco o ambiente escolar. A pesquisa teve como norte o seguinte questionamento: de que forma a legislação garante acesso à educação inclusiva através da qualificação dos professores de crianças com TEA? Ademais, o objetivo geral desse estudo foi discorrer sobre a qualificação docente e sua essencialidade para a inclusão de crianças com TEA nas escolas. Já os objetivos específicos são analisar a relação entre a inclusão social e a educação, destacar as peculiaridades no desenvolvimento da criança com TEA e discorrer acerca da importância da atuação docente no processo de inclusão da criança com TEA. A pesquisa ocorreu metodologicamente com abordagem qualitativa, sendo feito uso de pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa apontou que é necessária a qualificação docente para a ocorrência da inclusão escolar. Verificou-se também que professores preparados são mais capazes de ampliar seus métodos de aprendizagem, ofertando um ambiente mais acolhedor, adaptado e inclusivo, promovendo o desenvolvimento de forma mais eficaz.

 

Biografia do Autor

Suzana Campos do Nascimento, Centro Universitátio Santo Agostimho

Bacharelanda do curso de  direito pelo Centro Universitátio Santo Agostimho (UNIFSA).

Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, Centro Universitátio Santo Agostimho

Doutora e Mestre em Políticas Públicas (UFPI); Especialista em Administração em Recursos Humanos UFPI); Especialista em Saúde Coletiva (UFPI); Professora e Orientadora do Centro Universitátio Santo Agostimho (UNIFSA). 

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

Nascimento, S. C. do, & Cronemberger, I. H. G. M. (2024). QUALIFICAÇÃO DOCENTE: ELO PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2908–2923. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14083