QUALIFICAÇÃO DOCENTE: ELO PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14083Palavras-chave:
Educação infantil. Inclusão escolar. Formação docente.Resumo
O presente trabalho realizou estudo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tendo como foco o ambiente escolar. A pesquisa teve como norte o seguinte questionamento: de que forma a legislação garante acesso à educação inclusiva através da qualificação dos professores de crianças com TEA? Ademais, o objetivo geral desse estudo foi discorrer sobre a qualificação docente e sua essencialidade para a inclusão de crianças com TEA nas escolas. Já os objetivos específicos são analisar a relação entre a inclusão social e a educação, destacar as peculiaridades no desenvolvimento da criança com TEA e discorrer acerca da importância da atuação docente no processo de inclusão da criança com TEA. A pesquisa ocorreu metodologicamente com abordagem qualitativa, sendo feito uso de pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa apontou que é necessária a qualificação docente para a ocorrência da inclusão escolar. Verificou-se também que professores preparados são mais capazes de ampliar seus métodos de aprendizagem, ofertando um ambiente mais acolhedor, adaptado e inclusivo, promovendo o desenvolvimento de forma mais eficaz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY