A RELEVÂNCIA DA COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • Catarina Maria Ramalho Xavier Christian Business School
  • Diógenes José Coutinho Gusmão Universidade Federal de Pernambuco
  • Kedima Miranda Cardoso Christian Business School
  • Gracy Ane Souza Soares Must University
  • Flaviano Lima de Queiroz Christian Business School
  • Pedro Manuel Ribeiro Simões dos Santos Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13849

Palavras-chave:

Coordenador de tecnologia educacional. Formação continuada. Implementação de projetos. Planejamento.

Resumo

Este artigo de revisão tem como objetivo apresentar um pequeno panorama do papel do Coordenador de Tecnologia Educacional no momento da implementação de um projeto de tecnologia educacional em uma instituição de ensino. Destaca a sua relevância no momento do planejamento das atividades a serem desenvolvidas, dando suporte ao corpo docente, alinhando o currículo escolar com a utilização tecnologias emergentes em educação. Destaca a importância da educação continuada para sua formação, incentivado os demais professores a fazê-la também para que possam aderir às ferramentas digitais e assim transformar suas práticas pedagógicas em experiências ricas e transformadoras na construção do saber, bem como conscientizar todos os colaboradores envolvidos e a alta gestão da magnitude da implementação de um projeto de tecnologia educacional. Demonstra também que para o Coordenador de Tecnologia Educacional lidere a implementação de um projeto, ele deve desenvolver várias outras habilidades, como da liderança, de conhecer, domínio dos recursos tecnológicos,  boa comunicação, proatividade, fazer  planejamento coletivo, adaptar a instituição para que possam usar os recursos educacionais adequadamente, procurando preencher lacunas, abrindo as portas para uma nova forma de ensino-aprendizagem, promover interações através de reuniões, diálogos e trocas de experiências, sendo um mediador e líder no processo entre a inserção das tecnologias emergentes e a instituição em que atua.

 

Biografia do Autor

Catarina Maria Ramalho Xavier, Christian Business School

Doutoranda em Educação pela Christian Business School.

Diógenes José Coutinho Gusmão, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Kedima Miranda Cardoso, Christian Business School

Doutoranda em Educação pela Christian Business School

Gracy Ane Souza Soares, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Flaviano Lima de Queiroz, Christian Business School

Doutorando em Educação pela Christian Business School

Pedro Manuel Ribeiro Simões dos Santos, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Mestre em Conservação da Diversidade Animal pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Xavier, C. M. R., Gusmão, D. J. C., Cardoso, K. M., Soares, G. A. S., Queiroz, F. L. de, & Santos, P. M. R. S. dos. (2024). A RELEVÂNCIA DA COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1216–1223. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13849