ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Autores

  • Caroline Silva Guimarães Universidade Iguaçu-UNIG
  • Fabiana Sousa Pugliese Universidade Iguaçu-UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13793

Palavras-chave:

Ansiedade. Atenção Farmacêutica. Tratamento. Farmacêutico.

Resumo

A ansiedade é uma reação natural do corpo a situações que causam preocupação, expectativa, incerteza. No entanto, pode evoluir e se tornar um problema de saúde mental à medida que começa a apresentar sintomas físicos duradouros e afetar o desempenho das atividades e as relações sociais. Existem cada vez mais fatores contribuindo para a presença do estado ansioso na sociedade atual, com isso ocorre o aumento da incidência de casos de transtornos de ansiedade. Quando o tratamento farmacológico se faz necessário são utilizados os medicamentos psicotrópicos, por esse motivo é essencial destacar a importância do profissional farmacêutico que através da atenção farmacêutica pode ajudar a monitorar os efeitos colaterais, melhorar a adesão do tratamento por parte do paciente, evitar intoxicações e interações medicamentosas promovendo a segurança e o uso racional dos medicamentos.

Biografia do Autor

Caroline Silva Guimarães, Universidade Iguaçu-UNIG

Curso de graduação em Farmácia — Universidade Iguaçu (UNIG). 

Fabiana Sousa Pugliese, Universidade Iguaçu-UNIG

Orientadora do curso de graduação em Farmácia — Universidade Iguaçu (UNIG). Mestre em Ciências Ambientais, Farmacêutica. 

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Guimarães, C. S., & Pugliese, F. S. (2024). ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 546–555. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13793