ANALISES E REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE INCLUSÃO VERSUS AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA

Autores

  • Alva Valéria Moro Labs Christian Business School
  • Tiago Escame Gimiliani Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13786

Palavras-chave:

Avaliação. Larga escala. Inclusão.

Resumo

Com base nos pressupostos gerenciais que circundam as avaliações em larga escala, o estudo a seguir vem refletir sobre o padrão homogeneizador que caracteriza essas avaliações, assim como a não consideração da diversidade presente nas escolas que alicerçam a inclusão. Tem como objetivo demonstrar que a forma de avaliar os estudantes através do modelo atual, não pode ser vista como verdade absoluta nos resultados que se referem à qualidade em educação. Através de uma revisão bibliográfica, o estudo será descrito com base nas referências voltadas a essa temática no cenário educacional brasileiro, considerando o embasamento de autores cujo foco permeia a inclusão e sua legislação. Ademais, consideramos por fim que, não há um alinhamento entre o discurso e a prática no que se diz respeito à singularidade de cada estudante, uma vez que a legislação não se equaliza com o próprio sistema educacional vigente.

Biografia do Autor

Alva Valéria Moro Labs, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação pela Christian Business School (2023), Flórida/ E.U.A. Mestre (Ms) em Educação pela Universidad Europea del Atlântico Especializado em Formação de Professores (2023). Cursou o Ensino de 2º Grau (1979); Concluiu o Curso Normal(2005), Licenciada em Pedagogia(2002); Geografia(2024), Letras (2023) Artes Visuais(2023) e Educação Especial (2023)Pós Graduada “Lato Sensu” em: Neuroaprendizagem (2016); Literatura Brasileira(2015); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância(2014); Alfabetização e Linguagem(2014); Educação para as Relações Étnico-Raciais(2013); Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar(2012); Educação infantil(2012); Psicomotricidade(2008); Alfabetização e Educação Infantil Inclusiva(2006); Psicopedagogia Clínica e Institucional(2005); Interdisciplinaridade e Transversalidade em Educação: Um Projeto em Construção (2003); Altas Habilidades ou Superdotação (2019); Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica(2022); Avaliação no Contexto Escolar (2022); Educação Ambiental(2022) e Literatura Infantil(2022). Extensão em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010).

Tiago Escame Gimiliani, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (2022), Flórida/ E.U.A.- possui graduação em Tecnologia (CRQ) pela Faculdade de Tecnologia Estudante Rafael Almeida Camarinha de Marília/ SP (2009), Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (2014), é formado em Letras 2º Licenciatura (2022), Mestre dupla titulação pela Universidad Europea del Atlántico da Espanha/ Santander - Uneatlantico e pela UNICID/ SP (2022), Especialista em Educação Ambiental pela UNICID/ SP (2010), Especialista em Formação EAD do Ensino Fundamental ao Ensino Superior pela Universidade Paulista de Assis/ SP (2020), Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial e Inclusiva (2021), Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Administração, Coordenação Pedagógica, Supervisão e Inspeção Escolar pela FACEMINAS (2022), é especialista em Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2021), atuou como Diretor Escolar e Vice Diretor nos anos de 2016 a 2019, foi coordenador pedagógico e formador de Professores de Alfabetização na cidade de Tarumã/SP nos anos de 2016 a 2021. Atuou como Professor de Educação Especial no Estado de São Paulo na cidade de Candido Mota, tem experiência na área de Educação há mais de 16 anos, foi coordenador pedagógico do SESI de Ourinhos/ SP, atualmente é Analista Técnico Pedagógico do SESI- SP (2022- 2024).

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Labs, A. V. M., & Gimiliani, T. E. (2024). ANALISES E REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE INCLUSÃO VERSUS AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1447–1453. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13786