UROLITÍASE EM CÃES: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Evelyn Manuela Nascimento Pereira Faculdade Serra Dourada Lorena
  • Mariana Silvestre de Oliveira Donatilio Faculdade Serra Dourada Lorena

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13731

Palavras-chave:

Urolitíase em cães. Urólitos. Vesícula urinária. Cirurgia.

Resumo

A urolitíase canina é uma patologia que consiste no desenvolvimento de concreções policristalinas e, ocasionalmente, não cristalinas na parte interior do trato urinário, denominados de urólitos. Estas formações podem ocorrer devido a diversos fatores, tanto intrínsecos quanto extrínsecos ao organismo do indivíduo, como por exemplo o pH da urina ou a dieta deste animal. O objetivo primário do presente trabalho é apresentar os diferentes urólitos e o método cirúrgico de remoção destes. A metodologia envolverá pesquisas bibliográficas encontradas nas plataformas Google Acadêmico e livros disponibilizados pela Faculdade Serra Dourada, datados entre os anos 1996 e 2023, abordando um estudo de caso clínico obtido durante a rotina de estágio em clínica de pequenos animais. Problemas urinários são comuns na rotina clínica de pequenos animais, tendo muitas vezes que serem encaminhados para cirurgia, é possível notar que é essencial a sutura envaginada para garantir maior segurança ao paciente e conhecer os diferentes tipos de urólitos.

Biografia do Autor

Evelyn Manuela Nascimento Pereira, Faculdade Serra Dourada Lorena

Graduanda em Medicina Veterinária pela Faculdade Serra Dourada Lorena.

Mariana Silvestre de Oliveira Donatilio, Faculdade Serra Dourada Lorena

Graduanda em Medicina Veterinária pela Faculdade Serra Dourada Lorena e graduanda em Ciências Biológicas pela Faculdade Estácio de Sá.  

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Pereira, E. M. N., & Donatilio, M. S. de O. (2024). UROLITÍASE EM CÃES: ESTUDO DE CASO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2226–2235. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13731