IDEAÇÃO E TENTATIVA DE SUICÍDIO EM IDOSOS: FATORES DE RISCO ASSOCIADOS

Autores

  • Erica Melo dos Reis Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Patrícia costa dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Silvia Helena Modenesi Pucci Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1364

Palavras-chave:

Tentativa de suicídio. Covid-19. Ideação Suicida. Suicídio. Fatores de risco.

Resumo

O presente estudo propõe uma reflexão a fim de averiguar os fatores de risco que abarcam a tentativa e o suicídio na população idosa no Brasil. Desta forma dispor-se a colaborar com trabalhos preventivos coligados a essa população. A análise foi concretizada nas bases de dados Lilacs, Scielo, Medline e Pepsico, considerando os trabalhos divulgados entre os anos de 2010- 2020. Por meio de uma revisão de bibliográfica, foi possível identificar que os fatores biopsicossociais contribuem como fatores de risco e proteção para o suicídio nesta população.

Biografia do Autor

Erica Melo dos Reis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro–UNISA. Estágios realizados nas áreas de Psicologia Clínica, Hospitalar, Escolar e Organizacional.Curso complementar de Prevenção do Suicídio realizado pela plataforma Associação Brasileira de Educação Online–ABELINE. Participou como ouvinte da oficina “automutilação: como regular as emoções” coordenada pelo LEVICA, no evento Setembro Amarelo na UFRRJ, realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e participou como ouvinte da oficina “Por que sofremos tanto com ansiedade” coordenada pelo LEVICA, no mesmo evento. E-mail: ericareis.psi@gmail.com.

Patrícia costa dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro- UNISA. Estágios realizados nas áreas de Psicologia Clínica, Hospitalar, Social, Escolar e Organizacional. Curso complementar de Prevenção do Suicídio realizado pela plataforma Associação Brasileira de Educação Online–ABELINE. Participou como ouvinte da mesa Violência e Religião coordenada pelo LEVICA, no evento Setembro Amarelo na UFRRJ, realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, participou como ouvinte da oficina “Por que sofremos tanto com ansiedade” coordenada pelo LEVICA, no evento Setembro Amarelo na UFRRJ, realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E-mail:
patriciasanto1993@gmail.com.

Silvia Helena Modenesi Pucci , Universidade do Minho

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO-Portugal (com revalidação pela Universidade de Campinas / UNICAMP, setor Medicina-Brasil). Pesquisadora Membro do Grupo de Estudos de Jovens Investigadores da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO). Pesquisadora Colaboradora no Grupo de Pesquisa da Universidade do Minho /Portugal: Processos Psicológicos Individuais e Familiares em Saúde e Doença. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria, Psicologia e Médica- UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer/ SP. Especialista em Dependência Química (Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP) e, Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP). Coordenadora e Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA-Brasil, em diversas disciplinas, bem como Supervisora hospitalar, membro do NDE e atendimento junto alunos da Medicina-PAPU. Membro do Comitê de Ética e Orientadora de trabalhos científicos. Revisora de artigos Nacionais e Internacionais. E-mail: shmodenesi@prof.unisa.br.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Reis, E. M. dos ., Santos, P. costa dos ., & Pucci , S. H. M. . (2021). IDEAÇÃO E TENTATIVA DE SUICÍDIO EM IDOSOS: FATORES DE RISCO ASSOCIADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 211–220. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1364