FATORES DE RISCO E CONSEQUÊNCIAS DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Gerlândia Bernardino da Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Mariceily Borges da Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Jaddy Eveny de Abreu Centro universitário Santa Maria
  • Andreza de Sousa Lira Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Raquel Antunes Casimiro UNIFSM
  • Anne Caroline de Souza UNIFSM
  • Geane Silva Oliveira UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21470

Palavras-chave:

Ansiedade and estudantes universitários. Fatores de risco.

Resumo

Introdução: A ansiedade caracteriza-se por uma emoção que interfere diretamente na vida cotidiana, logo, pode ser definida pelo medo e preocupação por algo que possivelmente irá acontecer. Em meio a susceptibilidade no desenvolvimento do transtorno de ansiedade, o público alvo mais propício em adquirir esse transtorno são os estudantes universitários, visto que, enfrentam um novo desafio para encontrar um futuro promissor na carreira profissional, desse modo possuem medo e preocupação excessiva que acaba gerando esse transtorno. Objetivo: analisar os principais fatores de risco e consequências do transtorno de ansiedade em estudantes universitários. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que contou com auxílio de palavras chaves cadastradas nos descritores em ciências da saúde (Decs), que estão alinhadas de acordo com a pergunta norteadora: quais os principais fatores de risco e consequências do transtorno de ansiedade em estudantes universitários? A revisão foi realizada a partir de artigos encontrados nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Como critérios de inclusão foram selecionados artigos publicados nos últimos 5 anos, disponíveis na língua portuguesa, de forma gratuita. Foram excluídos artigos duplicados, teses e monografias. Resultados: indicam que estudantes universitários apresentaram elevada prevalência de ansiedade, depressão e ideação suicida, com maior impacto em mulheres e indivíduos em situações de vulnerabilidade social. Fatores como mudança para ensino remoto, pressão acadêmica, afastamento familiar, estilo de vida inadequado e sobrecarga de tarefas contribuíram para esses transtornos. Dados nacionais apontam que cerca de 71,96% dos estudantes possuem ansiedade e depressão, e aproximadamente 22,54% relataram pensamentos suicidas, destacando a necessidade de intervenções institucionais e programas de apoio psicológico. Conclusão: A ansiedade entre estudantes universitários é um problema multifatorial, intensificado por fatores como pandemia, vulnerabilidade social, estilo de vida inadequado e sobrecarga acadêmica. Grupos como mulheres e indivíduos sem suporte adequado apresentam maior risco de transtornos ansiosos e depressivos, reforçando a necessidade de políticas institucionais e acompanhamento psicológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerlândia Bernardino da Silva, Centro Universitário Santa Maria

Acadêmica de Enfermagem no Centro Universitário Santa Maria. 

Mariceily Borges da Silva, Centro Universitário Santa Maria

Acadêmica de Enfermagem no Centro Universitário Santa Maria. 

Jaddy Eveny de Abreu, Centro universitário Santa Maria

Enfermeira- Centro universitário Santa Maria. 

Andreza de Sousa Lira, Centro Universitário Santa Maria

Acadêmica de Enfermagem no Centro Universitário Santa Maria. 

Maria Raquel Antunes Casimiro, UNIFSM

Docente do UNIFSM. Doutoranda em Gestão de Recursos Naturais- UFCG. Enfermeira de formação.

Anne Caroline de Souza, UNIFSM

Docente do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM). Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Docência do Ensino Superior.

Geane Silva Oliveira, UFPB

Docente do Centro Universitário Santa Maria. Mestre em Enfermagem pela UFPB.

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

Silva, G. B. da, Silva, M. B. da, Abreu, J. E. de, Lira, A. de S., Casimiro, M. R. A., Souza, A. C. de, & Oliveira, G. S. (2025). FATORES DE RISCO E CONSEQUÊNCIAS DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2331–2339. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21470