OS FATORES ASSOCIADOS À EXPERIMENTAÇÃO, USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Karina Costa de Oliveira Universidade de Santo Amaro
  • Silvia Helena Modenesi Pucci Universidade do Minho, UMINHO

Palavras-chave:

Adolescentes. Drogas. Substâncias psicoativas. Fatores de risco.

Resumo

  • O uso de substâncias psicoativas é um fenômeno universal, que permeia as civilizações desde os tempos mais antigos. Entretanto, é possível perceber que o acesso e seu consumo vêm se tornando maior ano após ano entre jovens e adolescentes, desencadeando problemas não apenas aos usuários e seus familiares, mas à sociedade como um todo. Isso porque o uso de drogas pode desencadear diversos problemas, tais como o aumento da criminalidade, a defasagem escolar, violência e outros.        Todavia, para compreender a temática aqui apresentada, se faz necessário contextualizar que este é um dos períodos mais importantes e intensos do desenvolvimento humano, em decorrência das diversas transformações biopsicossociais que ocorrem durante a adolescência. Assim sendo, faz-se essencial o estudo do sujeito nessa fase, conhecendo os fatores de risco e proteção, e as vulnerabilidades que perpetuam este período, mapeando as possíveis condições que levam o adolescente ao uso de substâncias e, principalmente, criar estratégias que permitam agir de maneira preventiva e diminuir o número de jovens que iniciam a experimentação, uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas.

Biografia do Autor

Karina Costa de Oliveira, Universidade de Santo Amaro

Técnica em secretariado executivo; Graduada em Recursos Humanos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Pós Graduada no MBA em Gestão de Pessoas na Universidade Vale do Rio dos Sinos; Graduanda em Psicologia (Formação de Psicólogo) pela Universidade de Santo Amaro. Universidade de Santo Amaro – Unisa. E-mail: kco.grh@gmail.com.

Silvia Helena Modenesi Pucci, Universidade do Minho, UMINHO

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO - Portugal; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer / SP, Especialista em Dependência Química (UNIFESP) e Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP). Coordenadora e Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA - Brasil. Universidade de Santo Amaro – Unisa.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Oliveira, K. C. de, & Pucci, S. H. M. (2021). OS FATORES ASSOCIADOS À EXPERIMENTAÇÃO, USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA ADOLESCÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1331–1351. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1789