AS NARRATIVAS INFANTIS COMO POSSIBILIDADE PARA RECONHECER A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELAS CRIANÇAS

Autores

  • Leidiane Aparecida dos Santos UNICENTRO
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13624

Palavras-chave:

Crianças. Narrativas Infantis. Sociologia da Infância.

Resumo

Este artigo discute o potencial das narrativas infantis como possibilidade de atribuições de sentidos acerca das experiências que as crianças vivenciam. Metodologicamente, a presente reflexão é de cunho bibliográfico. Um novo olhar para as crianças como sujeitos competentes para falar das experiências que vivenciam, que busca retirá-las do seu silenciamento histórico e aponta para a necessidade de compreendê-las, também, a partir de sua voz. Tais pressupostos situam esse estudo como fundamentado na Sociologia da Infância, a qual concebe a criança como um sujeito histórico, social e de direitos, cujas interpretações de mundo precisam ser conhecidas e consideradas. Os resultados demonstram a necessidade de ampliar a disponibilidade do adulto para escutar as crianças, valorar as interlocuções e aprofundar a compreensão das narrativas como oportunidade de organização de pensamento e com implicações na construção de identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidiane Aparecida dos Santos, UNICENTRO

Graduada em Pedagogia pela UNICENTRO. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNICENTRO. 

Aliandra Cristina Mesomo Lira, UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE/UNICENTRO. 

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

Santos, L. A. dos, & Lira, A. C. M. (2024). AS NARRATIVAS INFANTIS COMO POSSIBILIDADE PARA RECONHECER A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELAS CRIANÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2434–2441. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13624