GESTÃO DE PESSOAS: ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA PERSPECTIVA DOS COLABORADORES EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS LOCALIZADA NA CIDADE DE ITAMARAJU-BA

Autores

  • Laíla Santos da Silva Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA
  • Lívia França Bohana Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA
  • Gustavo Souza de Melo Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas –FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13442

Palavras-chave:

Clima organizacional. Gestão de pessoas. Relacionamento interpessoal. Autopeças.

Resumo

O presente artigo aborda uma análise do clima organizacional sob uma perspectiva do olhar do colaborador em uma empresa de autopeças no município de Itamaraju-Bahia. O clima organizacional está relacionado a diversos fatores, tais como comunicação, liderança, cultura e ambiente de trabalho. Sendo assim, a variabilidade do clima pode influenciar o desempenho das atividades empresariais, que pode ser um facilitador para o alcance dos objetivos ou dificultador. Mediante isso, o problema questionado é: Qual a visão interna dos colaboradores sobre as ações e orientações da estrutura organizacional da empresa de autopeças? Assim, este estudo busca levantar informações, para a tomada de decisões administrativas, na gestão de pessoas e, com isso, elenca-se o objetivo geral de analisar sobre a compreensão dos colaboradores em relação ao clima organizacional da empresa estudada. Os objetivos específicos são contextualizar a gestão de pessoas, o conceito do clima e cultura organizacional, por meio de referenciais teóricos; interpretar as respostas dos colaboradores com adequações administrativas na gestão de pessoas e avaliar os dados, para sugerir possíveis mudanças, a fim de melhorar os processos. A metodologia básica desta pesquisa é qualiquantitativa buscando um conhecimento exploratório, por meio de questionários estruturados respondidos por 17 colaboradores, estudo direcionado a uma empresa de autopeças, localizada na cidade de Itamaraju, microrregião do Sul da Bahia, e pesquisas bibliográficas, por meios de livros, Google Acadêmico, artigos científicos, entre outros. O trabalho teve os objetivos atingidos e concluiu a importância do clima organizacional nos impactos diretos em situações como sensação de pertencimento do colaborador com a empresa e identidade colaborativa com as ações de atendimento direto ao cliente. A justificativa principal é que a compreensão da importância do tema é imprescindível, para que todos os envolvidos em uma organização possam criar um bom relacionamento interpessoal, clima, processos bem estruturados e consequentemente produtividade por meio dele.

Biografia do Autor

Laíla Santos da Silva, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Graduanda em Administração na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju (BA). 

Lívia França Bohana, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Professora Orientadora, Especialista em Administração, Gestão e Auditoria de Sistema de Qualidade e Docência do Ensino Superior. Professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA em Itamaraju (BA). 

Gustavo Souza de Melo, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas –FACISA

Professor Coorientador, Mestre em Matemática, Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas –FACISA, em Itamaraju (BA)

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

Silva, L. S. da, Bohana, L. F., & Melo, G. S. de. (2024). GESTÃO DE PESSOAS: ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA PERSPECTIVA DOS COLABORADORES EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS LOCALIZADA NA CIDADE DE ITAMARAJU-BA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 236–256. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13442