GESTÃO DE PESSOAS: ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA PERSPECTIVA DOS COLABORADORES EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS LOCALIZADA NA CIDADE DE ITAMARAJU-BA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13442Palavras-chave:
Clima organizacional. Gestão de pessoas. Relacionamento interpessoal. Autopeças.Resumo
O presente artigo aborda uma análise do clima organizacional sob uma perspectiva do olhar do colaborador em uma empresa de autopeças no município de Itamaraju-Bahia. O clima organizacional está relacionado a diversos fatores, tais como comunicação, liderança, cultura e ambiente de trabalho. Sendo assim, a variabilidade do clima pode influenciar o desempenho das atividades empresariais, que pode ser um facilitador para o alcance dos objetivos ou dificultador. Mediante isso, o problema questionado é: Qual a visão interna dos colaboradores sobre as ações e orientações da estrutura organizacional da empresa de autopeças? Assim, este estudo busca levantar informações, para a tomada de decisões administrativas, na gestão de pessoas e, com isso, elenca-se o objetivo geral de analisar sobre a compreensão dos colaboradores em relação ao clima organizacional da empresa estudada. Os objetivos específicos são contextualizar a gestão de pessoas, o conceito do clima e cultura organizacional, por meio de referenciais teóricos; interpretar as respostas dos colaboradores com adequações administrativas na gestão de pessoas e avaliar os dados, para sugerir possíveis mudanças, a fim de melhorar os processos. A metodologia básica desta pesquisa é qualiquantitativa buscando um conhecimento exploratório, por meio de questionários estruturados respondidos por 17 colaboradores, estudo direcionado a uma empresa de autopeças, localizada na cidade de Itamaraju, microrregião do Sul da Bahia, e pesquisas bibliográficas, por meios de livros, Google Acadêmico, artigos científicos, entre outros. O trabalho teve os objetivos atingidos e concluiu a importância do clima organizacional nos impactos diretos em situações como sensação de pertencimento do colaborador com a empresa e identidade colaborativa com as ações de atendimento direto ao cliente. A justificativa principal é que a compreensão da importância do tema é imprescindível, para que todos os envolvidos em uma organização possam criar um bom relacionamento interpessoal, clima, processos bem estruturados e consequentemente produtividade por meio dele.
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