A INFLUÊNCIA MIDIÁTICA NO TRIBUNAL DO JÚRI

Autores

  • Adriana Alves Rodrigues Universidade de Gurupi
  • Verônica Silva do Prado Disconzi Universidade de Gurupi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.13441

Palavras-chave:

Tribunal do Júri. Mídia. Influência. Opinião Pública.

Resumo

O presente estudo trata da influência exercida pela mídia nos julgamentos do Tribunal do Júri, especialmente em relação ao Conselho de Sentença, composto por jurados. Alguns crimes ganham repercussão em nível nacional e a mídia conscientiza a sociedade e os jurados podem ser influenciados em suas decisões. Diante dessa realidade, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a influência da mídia no pré-julgamento de crimes dolosos que ameaçam a vida e suas consequências. Para tanto, será utilizada uma abordagem dedutiva, por meio de uma pesquisa qualitativa, em que os dados serão coletados por meio de técnicas de pesquisa bibliográfica. Diante dessa realidade, a importância deste estudo reside principalmente em demonstrar que a mídia se tornou um potencial passivo para a formação da opinião pública, influenciando as audiências por meio do sensacionalismo excessivo, e tendo um efeito prejudicial na divulgação de notícias, sobre o júri.

Biografia do Autor

Adriana Alves Rodrigues, Universidade de Gurupi

Graduanda em direito, Universidade de Gurupi – Unirg. 

Verônica Silva do Prado Disconzi, Universidade de Gurupi

Bacharel em Direito pela FAFICH/UNIRG Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista pela Faculdade Anhanguera de Goiânia.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Rodrigues, A. A., & Disconzi, V. S. do P. (2024). A INFLUÊNCIA MIDIÁTICA NO TRIBUNAL DO JÚRI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 1036–1056. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.13441

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.