A NECESSIDADE DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS- PANDEMIA

Autores

  • Nívia da Silva Lopes COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13433

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Pandemia. Alunos. Escola. Escrita.

Resumo

As metodologias ativas foram desenvolvidas na turma do 2º ano do Ensino Fundamental I durante o ano letivo de 2022, na escola EMARM/ Monte Santo – BA, no período de maio a dezembro, após o contexto pandêmico de COVID-19. Essas metodologias têm como objetivo principal direcionar a atenção e concentração dos alunos, promovendo a ativação das funções executivas das crianças e aprimorando sua capacidade de realizar tarefas básicas para o desenvolvimento cognitivo. Para alcançar esse propósito, destaca-se a importância de um olhar indagador sobre as práticas pedagógicas e a constante formação continuada do docente. Nesse contexto, é fundamental considerar as particularidades do ambiente local, assim como o conhecimento prévio das crianças. A análise do tema em questão foi conduzida mediante uma revisão bibliográfica e as percepções obtidas por meio de uma observação participante, utilizando a abordagem da pesquisa-ação. Este enfoque proporcionou uma compreensão aprofundada do processo, permitindo a identificação de elementos relevantes para a melhoria contínua do ambiente educacional.

Biografia do Autor

Nívia da Silva Lopes, COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

Professora da escola do EMARM/ Monte Santo-Ba; Psicopedagoga e Mestranda da EDUCALER UNIVERSITY.

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY. 

Downloads

Publicado

2024-03-02

Como Citar

Lopes, N. da S., & Pinho, A. M. (2024). A NECESSIDADE DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS- PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 257–272. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13433