A NECESSIDADE DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS- PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13433Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Pandemia. Alunos. Escola. Escrita.Resumo
As metodologias ativas foram desenvolvidas na turma do 2º ano do Ensino Fundamental I durante o ano letivo de 2022, na escola EMARM/ Monte Santo – BA, no período de maio a dezembro, após o contexto pandêmico de COVID-19. Essas metodologias têm como objetivo principal direcionar a atenção e concentração dos alunos, promovendo a ativação das funções executivas das crianças e aprimorando sua capacidade de realizar tarefas básicas para o desenvolvimento cognitivo. Para alcançar esse propósito, destaca-se a importância de um olhar indagador sobre as práticas pedagógicas e a constante formação continuada do docente. Nesse contexto, é fundamental considerar as particularidades do ambiente local, assim como o conhecimento prévio das crianças. A análise do tema em questão foi conduzida mediante uma revisão bibliográfica e as percepções obtidas por meio de uma observação participante, utilizando a abordagem da pesquisa-ação. Este enfoque proporcionou uma compreensão aprofundada do processo, permitindo a identificação de elementos relevantes para a melhoria contínua do ambiente educacional.
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