DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO ESPORTE: O RACISMO E A LEGISLAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO

Autores

  • Micharlen Braga Sampaio Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Guilherme Gustavo Vasques Mota Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13423

Palavras-chave:

Discriminação Racial. Legislação Desportiva. Futebol Brasileiro. Ordenamenro Jurídico. Racismo.

Resumo

Este artigo buscou compreender como a legislação do futebol aborda as questões raciais, e como atua na regulamentação dos temas inerentes ao desporto, tendo em vista a existência de um ordenamento privado, produtor de normas e dotado de princípios próprios. Primeiramente faz-se uma análise de como ocorreu a inserção dos jogadores de origem negra e periférica no futebol brasileiro e a retrospectiva histórica da discriminação racial. E posteriormente uma abordagem da criação, estruturação e aplicabilidade das legislações desportivas nas questões raciais e como o preconceito racial vivenciado na sociedade brasileira e a institucionalização do racismo no ordenamento jurídico são responsáveis pelos eventos de manifestação de violência e intolerância  no desporto brasileiro. Por fim uma a elucidação de casos marcantes de discriminação racial no futebol.

Biografia do Autor

Micharlen Braga Sampaio, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. 

Guilherme Gustavo Vasques Mota, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA (2005), Especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho (2007), Mestrado (2012) e Doutorado (2019) em Ciências Sociais - Política, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é docente do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas lotado na Faculdade de Direito. 

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

Sampaio, M. B., & Mota, G. G. V. (2024). DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO ESPORTE: O RACISMO E A LEGISLAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2653–2673. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13423