ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DA PSICOLOGIA DO AFETO NO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA - FPB
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13394Palavras-chave:
Psicologia. Afeto. Ensino. Aprendizagem.Resumo
A psicologia é o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno aos processos mentais, das ações do comportamento do indivíduo e valorizar o ambiente sociocultural como teoria da prática da educação onde três sujeitos, Professores, Estudantes e Saberes mútuos, estão envolvidos. Para isso, o diálogo, através do afeto, é de fundamental relevância, principalmente no que diz respeito à criação do vínculo entre professor e aluno para fluir informações, porque o mesmo favorece a produção do conhecimento de forma interativa, prazerosa e criativa, levando à efetivação da Psicologia do Afeto. O presente estudo teve como objetivo Geral: Analisar a prática da Psicologia do afeto no curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Internacional da Paraíba - FPB. Para atingir tal propósito, o estudo trouxe como objetivos específicos: Descrever o perfil dos alunos do 6º Período do Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Internacional da Paraíba - FPB, identificando se existe a prática da Psicologia do afeto; verificar se a afetividade contribui no Processo de Ensino-aprendizagem dos alunos; identificar as Habilidades que Professor e aluno precisam desenvolver para a construção da Psicologia do Afeto. A pesquisa contou com a participação de 25 acadêmicos do curso de Bacharel em Psicologia que responderam a um questionário semiestruturado com questões norteadoras de caráter objetivas e subjetivas. A partir da análise dos dados ficou evidenciado a predominância do sexo feminino, com 97,5%, e apenas 2,5% do sexo masculino; com relação à faixa etária dos alunos, temos variações, que são de 52% com idades entre 18 e 30 anos, e 48% com idades entre 31 e 53 anos. Quanto ao estado conjugal, obtivemos 60% de casados, 32% de solteiro e 8% de divorciado. Com relação à experiência em sala de aula, 20 % não tem experiência em sala de aula, 60% tem menos de cinco anos de experiência e 20% tem mais de cinco anos de experiência. Ademais, conclui-se que as afetividades com a criação de um vínculo, através do respeito recíproco, são de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, também foram expressivos os resultados sobre as habilidades que os sujeitos desse processo, acima citado, precisam ter para a solidificação da Psicologia do Afeto. Ou seja, conhecimento acadêmico e científico, acolhimento, respeito, compreensão, interesse.
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