AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS BRASILEIRAS FRENTE À LUTA ANTIRRACISTA

Autores

  • Fernanda Maria Cordeiro Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13358

Palavras-chave:

Educação. Racismo. Identidade negra. Acesso à escola. Políticas públicas.

Resumo

O presente trabalho tratou do tema do racismo no Brasil, levando em consideração sua contextualização histórica e respectivos desdobramentos provenientes de uma cultura colonial que se sustenta. Dentro desse âmbito, buscou-se apontar reflexões sobre o ambiente educacional brasileiro e seu relevante papel na redução de desigualdades sociais e econômicas, sugerindo pendências para essa resolução. Para isso, apoiou-se em estudiosos como Djamila Ribeiro, Nilma Lino Gomes e Paulo Freire, os quais investiram seu intelecto na divulgação de teorias sobre a superação de paradigmas racistas e as possíveis razões para a existência destes na esfera escolar a fim de, gradativamente, auxiliar na implementação de um estado democrático de direito pautado no diálogo e reconhecimento de diferenças como algo valoroso, principalmente nas escolas.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Cordeiro Santos, Veni Creator Christian University

Mestrado em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. Especialização (pós-graduação) em Direito Público pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa. Ensino superior completo em Administração de Empresas (Bacharelado) pela Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Santos, F. M. C. (2024). AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS BRASILEIRAS FRENTE À LUTA ANTIRRACISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2348–2359. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13358