AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS BRASILEIRAS FRENTE À LUTA ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13358Palavras-chave:
Educação. Racismo. Identidade negra. Acesso à escola. Políticas públicas.Resumo
O presente trabalho tratou do tema do racismo no Brasil, levando em consideração sua contextualização histórica e respectivos desdobramentos provenientes de uma cultura colonial que se sustenta. Dentro desse âmbito, buscou-se apontar reflexões sobre o ambiente educacional brasileiro e seu relevante papel na redução de desigualdades sociais e econômicas, sugerindo pendências para essa resolução. Para isso, apoiou-se em estudiosos como Djamila Ribeiro, Nilma Lino Gomes e Paulo Freire, os quais investiram seu intelecto na divulgação de teorias sobre a superação de paradigmas racistas e as possíveis razões para a existência destes na esfera escolar a fim de, gradativamente, auxiliar na implementação de um estado democrático de direito pautado no diálogo e reconhecimento de diferenças como algo valoroso, principalmente nas escolas.
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