A ODR COMO MECANISMO DE ACESSO À JUSTIÇA

Autores

  • Adelma Araújo Dantas Veni Creator Christian University
  • Leonardo David Quintiliano Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13228

Palavras-chave:

Acesso à justiça. Inteligência artificial. Regulamentação.

Resumo

Este estudo com método dissertativo explora a evolução do acesso à justiça no contexto das inovações tecnológicas, destacando o papel crescente das Plataformas de Resolução de Disputas On-line (ODR). Este artigo analisa como o Poder Judiciário, adentrando o domínio das políticas públicas, tem adotado a ODR como um mecanismo importante para a resolução de disputas. O texto aborda as definições e considerações sobre a ODR, destacando sua emergência, evolução e impacto no Brasil, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Ao examinar os métodos alternativos de resolução de conflitos (ADR), o estudo aponta a crescente relevância das ODRs, tanto as de primeira quanto as de segunda geração, que integram a Inteligência Artificial (IA). Plataformas como o SmartSettle são exemplos dessas inovações, oferecendo ferramentas analíticas para facilitar negociações e tomar decisões mais assertivas. Apesar dos benefícios das ODRs, especialmente aquelas apoiadas pela IA, o acesso igualitário à justiça enfrenta desafios como analfabetismo digital e limitações de acesso e compreensão tecnológica por parte da população. A regulação é apontada como essencial para garantir transparência, segurança e justiça para todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Adelma Araújo Dantas, Veni Creator Christian University

Mestranda do curso de Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. Pós-Graduada em Direito Público pela INESP. Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Produção Textual pela Facottur. Bacharela em Secretariado pela UFPE. 

Leonardo David Quintiliano, Veni Creator Christian University

Professor Doutor da Veni Creator Christian University (EUA), Escola Paulista de Direito (BRA) e Universidade Ibirapuera (BRA).

Downloads

Publicado

2024-03-14

Como Citar

Dantas, A. A., & Quintiliano, L. D. (2024). A ODR COMO MECANISMO DE ACESSO À JUSTIÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1446–1446. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13228