A ODR COMO MECANISMO DE ACESSO À JUSTIÇA

Autores

  • Adelma Araújo Dantas Veni Creator Christian University
  • Leonardo David Quintiliano Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13228

Palavras-chave:

Acesso à justiça. Inteligência artificial. Regulamentação.

Resumo

Este estudo com método dissertativo explora a evolução do acesso à justiça no contexto das inovações tecnológicas, destacando o papel crescente das Plataformas de Resolução de Disputas On-line (ODR). Este artigo analisa como o Poder Judiciário, adentrando o domínio das políticas públicas, tem adotado a ODR como um mecanismo importante para a resolução de disputas. O texto aborda as definições e considerações sobre a ODR, destacando sua emergência, evolução e impacto no Brasil, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Ao examinar os métodos alternativos de resolução de conflitos (ADR), o estudo aponta a crescente relevância das ODRs, tanto as de primeira quanto as de segunda geração, que integram a Inteligência Artificial (IA). Plataformas como o SmartSettle são exemplos dessas inovações, oferecendo ferramentas analíticas para facilitar negociações e tomar decisões mais assertivas. Apesar dos benefícios das ODRs, especialmente aquelas apoiadas pela IA, o acesso igualitário à justiça enfrenta desafios como analfabetismo digital e limitações de acesso e compreensão tecnológica por parte da população. A regulação é apontada como essencial para garantir transparência, segurança e justiça para todos os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelma Araújo Dantas, Veni Creator Christian University

Mestranda do curso de Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. Pós-Graduada em Direito Público pela INESP. Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Produção Textual pela Facottur. Bacharela em Secretariado pela UFPE. 

Leonardo David Quintiliano, Veni Creator Christian University

Professor Doutor da Veni Creator Christian University (EUA), Escola Paulista de Direito (BRA) e Universidade Ibirapuera (BRA).

Downloads

Publicado

2024-03-14

Como Citar

Dantas, A. A., & Quintiliano, L. D. (2024). A ODR COMO MECANISMO DE ACESSO À JUSTIÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1446–1446. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13228