ENVELHECIMENTO PRECOCE BUCAL: RECONHECENDO OS FATORES DE RISCO E AS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.13170

Palavras-chave:

Doenças sistêmicas. Lesão não cariosa. Envelhecimento Precoce Bucal.

Resumo

O envelhecimento precoce bucal é uma condição complexa que ocorre quando os dentes apresentam sinais de envelhecimento antes da idade esperada. Essa condição pode afetar pessoas de diferentes idades, mas é mais comum em adultos jovens. Existem vários fatores que podem contribuir para o envelhecimento precoce bucal, como por exemplo, a qualidade do sono, transtornos psiquiátricos, hábitos alimentares e doença do refluxo gastroesofágico. Os sinais e sintomas do envelhecimento precoce bucal bem como o tratamento podem variar de acordo com a causa da condição. Em alguns casos, o tratamento pode ocorrer através da realização de procedimentos odontológicos, em outros casos, com associação de um profissional da saúde, no tratamento. Diante do exposto, indaga-se: como diagnosticar o Envelhecimento Precoce Bucal e relacionar os fatores de risco as manifestações bucais causadas pela doença? O objetivo geral desse trabalho visa contextualizar a relação entre as manifestações clínicas bucais do EPB e os fatores de risco que levam a doença. Os objetivos específicos são: Identificar as manifestações clínicas bucais mais comuns do EPB; apontar os fatores de risco e mostrar suas relações, descrevendo as manifestações bucais mais comuns associados ao EPB, distinguir os principais fatores de riscos que estão associados no desenvolvimento dessas manifestações. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através de uma revisão de literatura sobre o tema "Envelhecimento precoce bucal". A pesquisa sobre o EPB é um campo em constante evolução, novos estudos estão sendo realizados para identificar os fatores de risco de maneira precoce, desenvolver novos tratamentos e melhorar o diagnóstico da EPB, e os resultados esperados dessa pesquisa sobre o tema são a identificação e entendimento dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do EPB; melhorias no diagnóstico do EPB e contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos para o EPB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Melissa do Prado Shigeto, FACISA

Bacharel em Enfermagem, graduada pela instituição de ensino UNESUL Bahia Eunápolis , 2010-2014. Graduanda Bacharel em Odontologia pela instituição FACISA 2021-2025.1.

João Paulo Paranhos Passos, FACISA

Professor do curso de Odontologia FACISA, Professor do curso de Odontologia. FAES.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Professor, Escritor, Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação Stricto SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015 ). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2004 - 2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Graduação em Pedagogia. Faveni-Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021 - 2024) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC e NUPEX FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. Orcid: 0000-0003-1652-8152.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Shigeto, S. M. do P., Passos, J. P. P., & Pinto, E. V. (2025). ENVELHECIMENTO PRECOCE BUCAL: RECONHECENDO OS FATORES DE RISCO E AS MANIFESTAÇÕES BUCAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1579–1600. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.13170