ANÁLISE DA CRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL: À LUZ DA FILOSOFIA DE FOUCAULT

Autores

  • Lidiane Rossely Castro de Souza Brasilino Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13145

Palavras-chave:

Cannabis. Criminalização. Filosofia.

Resumo

O artigo debate a problemática da criminalização da maconha no Brasil. Para tanto, caminharemos pela história da cannabis no Brasil, tendo como argumentos que questionam a legitimidade do discurso proibicionista no controle do uso de maconha. Assim, faremos uma análise da abordagem genealógica da Filosofia de Michel Foucault como ferramenta valiosa e multidisciplinar, considerando diversos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais para investigar a criminalização da maconha. As conclusões apontam para a ilegitimidade da criminalização dos usos da cannabis e a compreensão das dinâmicas subjacentes à criminalização no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Lidiane Rossely Castro de Souza Brasilino, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian. Pós-Graduação latu sensu em Direito Administrativo e Gestão Pública pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ- (2009). Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2006). 

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Brasilino, L. R. C. de S. (2024). ANÁLISE DA CRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL: À LUZ DA FILOSOFIA DE FOUCAULT. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 875–881. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13145