O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13119Palavras-chave:
Inclusão. Direito. Processos educacionais.Resumo
A Educação é direito de todos, garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil. As pessoas com deficiência têm direito a uma educação que seja inclusiva, e esta traz diversos desafios para a escola e profissionais da educação. Com a finalidade de superar esses desafios e potencializar os aspectos que envolvem a educação inclusiva, foi implantado nas escolas públicas o Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado no contra turno da sala de aula regular, como complemento e ou suplemento para a educação de estudantes com deficiência. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar as contribuições do Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes com deficiência. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, e de procedimentos de coleta bibliográfica. Para tanto, a discussão se deu através de levantamento bibliográfico acerca do AEE. Como resultado, foi possível evidenciar que os atendimentos e recursos ofertados pela Educação Especial se configuram como promotores da inclusão escolar, os serviços e suportes especializados devem permear o ensino regular, como forma de melhorar o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes com deficiência.
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