O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Ana Lúcia de Azevedo Félix Veni Creator Christian University
  • Polliana Barboza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13119

Palavras-chave:

Inclusão. Direito. Processos educacionais.

Resumo

A Educação é direito de todos, garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil. As pessoas com deficiência têm direito a uma educação que seja inclusiva, e esta traz diversos desafios para a escola e profissionais da educação. Com a finalidade de superar esses desafios e potencializar os aspectos que envolvem a educação inclusiva, foi implantado nas escolas públicas o Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado no contra turno da sala de aula regular, como complemento e ou suplemento para a educação de estudantes com deficiência. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar as contribuições do Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes com deficiência. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, e de procedimentos de coleta bibliográfica. Para tanto, a discussão se deu através de levantamento bibliográfico acerca do AEE. Como resultado, foi possível evidenciar que os atendimentos e recursos ofertados pela Educação Especial se configuram como promotores da inclusão escolar, os serviços e suportes especializados devem permear o ensino regular, como forma de melhorar o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes com deficiência.

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Azevedo Félix, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Licenciatura plena em filosofia pela Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE).  

Polliana Barboza

Doutora em Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

2024-03-05

Como Citar

Félix, A. L. de A., & Barboza, P. (2024). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 498–521. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13119