PONTAL DA BARRA: REGIÃO DE IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E DE CONFRONTO DE INTERESSES NO EXTREMO SUL DO BRASIL

Autores

  • Liliane Manetti de Ávila Universidade Federal de Pelotas-UFPEL
  • Vanessa Cardoso Coelho Faculdade Anhanguera
  • Sheila Moralles Monteiro Dias Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Francisco Sampaio Coelho Universidade Católica de Pelotas
  • Anderson Rossales Garcia Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Cristiano dos Santos Telles Faculdade Anhanguera

Palavras-chave:

Pontal da Barra. Banhado. Biodiversidade. Peixes anuais. Rivulidae. Conservação ambiental.

Resumo

Nosso livro digital tem como um dos seus objetivos levar o leitor a uma imersão nas riquezas e desafios do Pontal da Barra, um local de significativa relevância ecológica situado na Planície Costeira de Pelotas, RS, na Praia do Laranjal. Este livro é uma janela para a compreensão de um ecossistema único, caracterizado por uma complexa teia de ambientes, incluindo banhados de vegetação paludosa, juncais, matas palustres, matas arenícolas, capões de mata nativa em avançado estágio de degradação e dunas fósseis.

Ao explorar as páginas deste trabalho, você será conduzido a uma jornada fascinante pela biodiversidade do Pontal da Barra. Descubra como essa região abriga uma grande diversidade de espécies, algumas das quais enfrentam ameaças de extinção. Além disso, conheça o papel fundamental desempenhado por esse ecossistema no controle hidrológico regional, na conservação da biodiversidade e na preservação do patrimônio arqueológico.

Um dos destaques desta obra é a análise detalhada da ocorrência de peixes anuais, espécies sazonais cujo ciclo de vida está intimamente ligado à dinâmica temporal das áreas úmidas temporárias. Desvende os desafios enfrentados por esses peixes diante da perda de habitat causada por atividades humanas, e compreenda a importância da proteção dessas espécies para a manutenção da diversidade biológica.

Por meio de uma abordagem multidisciplinar, este livro também explora os conflitos de interesses que permeiam o Pontal da Barra. Desde a inserção de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) até as pressões exercidas pela urbanização e agricultura, cada capítulo oferece uma análise profunda das questões que envolvem a conservação desse ecossistema único.

Ao finalizar esta obra, esperamos que você tenha uma compreensão mais ampla sobre a importância ecológica do Pontal da Barra e os desafios enfrentados para garantir sua preservação. Convidamos você a se aventurar conosco neste fascinante estudo sobre um dos tesouros naturais do extremo sul do Brasil.

Boa leitura para todos,

Os autores

Biografia do Autor

Liliane Manetti de Ávila, Universidade Federal de Pelotas-UFPEL

Ciências Biológicas Licenciatura. Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Vanessa Cardoso Coelho, Faculdade Anhanguera

Enfermagem. Faculdade Anhanguera.

Sheila Moralles Monteiro Dias, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Administração Habilitação de Empresas. Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Francisco Sampaio Coelho, Universidade Católica de Pelotas

Bacharel em Direito. Universidade Católica de Pelotas.

Anderson Rossales Garcia, Universidade do Sul de Santa Catarina

Tecnólogo em Segurança Pública. Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Cristiano dos Santos Telles, Faculdade Anhanguera

Tecnologia de Sistemas para Internet. Faculdade Anhanguera.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Ávila, L. M. de, Coelho, V. C., Dias, S. M. M., Coelho, F. S., Garcia, A. R., & Telles, C. dos S. (2024). PONTAL DA BARRA: REGIÃO DE IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E DE CONFRONTO DE INTERESSES NO EXTREMO SUL DO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 15–64. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13049

Edição

Seção

E-books

Categorias