SABERES DO CERRADO: DEGRADAÇÃO DO BIOMA AO RISCO DA PERDA DO CONHECIMENTO TRADICIONAL

Autores

  • Charles Lima Ribeiro UniEVANGÉLICA
  • João Maurício Fernandes Souza UniEVANGÉLICA
  • Eliane Vieira Rosa UniEVANGÉLICA
  •  Josana de Castro Peixoto UniEVANGÉLICA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5964

Palavras-chave:

Cerrado. Saberes. Biodiversidade.

Resumo

A biodiversidade do bioma Cerrado é inquestionável e o conhecimento dos povos do Cerrado abriga uma gama muito grande de conhecimento cultural, ecológico, histórico e social que precisa ser preservado afim de que sirva como plataforma para conservação e preservação deste bioma, que vem sendo devastado severamente ao longo dos anos. Este estudo teve como objetivo analisar a perda de conhecimento dos povos do Cerrado frente a degradação deste bioma. Através de uma revisão bibliográfica integrativa, de caráter exploratório, descritivo e explicativo, a partir de um levantamento bibliográfico eletrônico nas seguintes bases de dados: SciELO, Bireme, LILACS, PubMed/ Medline, BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações); utilizando como descritores: Cerrado, Conhecimento popular, povos do Cerrado, tradição. Concluiu-se que os saberes do Cerrado, presente nos espaços atemporais e que atua como plataforma integrativa e ecocêntrica das relações homem e ambiente, vem assim como o bioma sendo esterminado, devido a desvalorização e tomada de decisões geopolíticas que não os valoriza e protege. Sendo assim, há mais que uma perda de conhecimento, existe a extinção de “biodiversidades” ainda pouco exploradas e conhecidas.

Biografia do Autor

Charles Lima Ribeiro, UniEVANGÉLICA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Anápolis, Brasil, Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA, E­­­­­­­-mail: charles20lima@gmail.com.

João Maurício Fernandes Souza, UniEVANGÉLICA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Anápolis, Brasil, Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA, E­­­­­­­-mail: Joaomfsouza@gmail.com.

Eliane Vieira Rosa, UniEVANGÉLICA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Anápolis, Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. E­­­­­­­-mail: eliane.vieira@ifgoiano.edu.br.

 Josana de Castro Peixoto, UniEVANGÉLICA

Programa de Pós-graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER), Universidade Estadual de Goiás. E­mail: josana.peixoto@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Ribeiro, C. L. ., Souza, J. M. F. ., Rosa, E. V. ., & Peixoto, JosanadeC. (2022). SABERES DO CERRADO: DEGRADAÇÃO DO BIOMA AO RISCO DA PERDA DO CONHECIMENTO TRADICIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 870–882. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5964