EXPLORANDO O POTENCIAL TRANSFORMADOR DA METABOLÔMICA PERSONALIZADA NA OSTEOGÊNESE IMPERFEITA

Autores

  • Maria Eduarda Ferreira de Carvalho EMESCAM
  • Vitória Neves Binda EMESCAM
  • Vinícius Côgo Destefani DynMolLab
  • Afrânio Côgo Destefani Professor Universitário. Associação Santa Marcelina - ASM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13024

Palavras-chave:

Osteogênese Imperfeita. Metabolômica. Colágeno. Biomarcadores.

Resumo

 O artigo científico aborda a importância da metabolômica como uma ferramenta essencial na pesquisa biomédica, destacando seu papel na ampliação do conhecimento molecular sobre doenças e no avanço da medicina personalizada. A metabolômica personalizada é reconhecida por seu potencial significativo em melhorar a assistência à saúde, identificando biomarcadores, alvos terapêuticos e compreendendo variações na resposta e metabolismo de medicamentos. O estudo ressalta a relevância da metabolômica na pesquisa biomédica, especialmente no contexto da Osteogênese Imperfeita (OI). Reconhecendo a capacidade da metabolômica personalizada de ampliar o conhecimento molecular sobre a OI, identificando metabólitos específicos, potenciais biomarcadores e alvos terapêuticos para essa condição genética rara, o estudo destaca, também, a necessidade de superar desafios, como a padronização de protocolos e a complexidade da análise de dados, enfatizando a importância da colaboração entre cientistas, profissionais médicos e pacientes para traduzir essas descobertas em práticas clínicas eficazes no manejo da OI.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Ferreira de Carvalho, EMESCAM

Acadêmico do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitoria - EMESCAM. Membro aspirante da liga acadêmica de Raciocínio Clínico - LIRAC. Estudante de Iniciação Científica do Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular - DynMolLab.

Vitória Neves Binda, EMESCAM

Acadêmica do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM. Membro da diretoria da Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada - VESALII. Possui certificado de proficiência em inglês de nível CEFR C1, após aprovação no exame de proficiência expedido pela Universidade de Cambridge. Estudante de Iniciação Científica do Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular - DynMolLab.

Vinícius Côgo Destefani, DynMolLab

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Residência Médica em Pediatria pelo HC-FMUSP com titulação pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Residência em Cardiologia Pediátrica pelo Instituto Dante Pazzanese com titulação pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Fellowship em Hemodinâmica e Intervenção em Cardiopatias Congênitas pelo Instituto Dante Pazzanese. Formação em Produtos Digitais Médicos, com certificação Internacional pela Scrum.org em Professional Product Owner. Na Sanar é desenvolvedor de Novos Negócios Médicos, Coordenador Médico para Programas de Educação Continuada em Medicina e Curador Médica de redes sociais com mais de 2 milhões de visualizações/mês. Pesquisador Associado do Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular - DynMolLab.

Afrânio Côgo Destefani, Professor Universitário. Associação Santa Marcelina - ASM

Doutor em Biotecnologia pela UFES (2018); Mestre em Biotecnologia pela UFES (2010); Especialista em Biologia Celular e Citologia Clínica pela UFES (2007) e Especialista em Bioquímica pela EMESCAM ( 2005); Graduado em Farmácia pela EMESCAM (2004). Docente na Faculdade de Ciências Biomédicas do Espírito Santo - PIOXII desde 2008; Docente da EMESCAM desde 2015; Docente/Consultoria da SANAR Saúde desde 2020. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, Gestão Laboratorial e Bioengenharia Tecidual. Coordenador do Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular DynMolLab.

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Publicado

2024-02-21

Como Citar

Carvalho, M. E. F. de, Binda, V. N., Destefani, V. C., & Destefani, A. C. (2024). EXPLORANDO O POTENCIAL TRANSFORMADOR DA METABOLÔMICA PERSONALIZADA NA OSTEOGÊNESE IMPERFEITA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1337–1360. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13024