GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE CASTELO DO PIAUÍ: CONTRIBUIÇÕES DO INSTITUTO AYRTON SENNA

https://doi.org/10.29327/211653.6.8-5

Autores

  • Ernandes Soares Araujo niversidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Dalva França Carvalho Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Inovação. Política Educacional. Ensino.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições dos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna (IAS) para a inovação da política educacional do município de Castelo do Piauí. A pesquisa foi realizada por meio da análise documental de relatórios da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), da minuta dos Programas Educacionais do Instituto Ayrton Senna (Acelera Brasil, Se Liga, Circuito Campeão e Gestão Nota 10) e da aplicação de questionário com dois coordenadores institucionais desses programas. Os resultados apontam os programas educacionais do Instituto Ayrton Senna contribuíram com inovações que estruturaram a política educacional desse município, que articulada a um trabalho em rede, conseguiram dar respostas positivas na área da educação. O trabalho desenvolvido, além de melhorar consideravelmente a qualidade do ensino, assegurando a aprendizagem, contribuiu ainda para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que priorizam o direito de aprender de crianças, adolescentes e jovens.

Biografia do Autor

Ernandes Soares Araujo, niversidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Educação pelo Programa de Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor da Educação Básica. E-mail: ernandesernandes@hotmail.com.

 

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. E-mail: raimundinhamelo@yahoo.com.br

Dalva França Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: adal.c@uol.com.br.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Soares Araujo, E. ., Alves Melo, R. ., & França Carvalho, D. . (2020). GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE CASTELO DO PIAUÍ: CONTRIBUIÇÕES DO INSTITUTO AYRTON SENNA: https://doi.org/10.29327/211653.6.8-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(8), 48–60. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/130