AS ROTINAS DA BUROCRATIZAÇÃO – PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E EXPEDIENTES DE GESTÃO (SANTA CATARINA, 1935 – 1938)
https://doi.org/10.29327/211653.6.8-4
Palavras-chave:
Reforma da instrução pública; política educacional; práticas de gestão.Resumo
Este artigo tematiza as rotinas administrativas no Departamento de Educação de Santa Catarina entre 1935 e 1938. Para tanto são retomados ofícios expedidos por seu diretor, Luiz Trindade. O objetivo é relacionar as práticas operacionalizadas a partir desse lugar de gestão com o momento vivido nacionalmente no âmbito da administração pública. Para além disso, pretende perceber as manobras administrativas enquanto práticas (CERTEAU, 2009; 1985), assinalando para a movimentação dos sujeitos políticos em meio à maquinaria burocrática. Entende, portanto, os processos envolvidos na gestão da instrução pública como decorrentes de práticas sociais e articula os expedientes de administração e gestão a lugares de mando socialmente construídos. Retoma as ponderações de Formosinho (2008; 2007) quando, ao analisar a articulação de meios práticos a meios legais, se aprofunda no estudo da pedagogia burocrática. Ainda na temática educacional, Paulilo (2015, p. 85 – 158) avança no entendimento da organização de quadros técnicos da educação como resultado de estratégias administrativas diversas. Neste artigo interessou rastrear as práticas percebidas em meio à maquinaria burocrática, entendendo a gestão educacional como campo de conhecimento e prática social. Traça, por fim, suas conclusões ao listar as práticas percebidas e seus encaminhamentos, e a forma como se articulam em meio à gestão burocrática da instrução pública no período.
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