ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE COMUM CURRICULAR (BNCC) E NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

  • Marcos André Pinheiro Velloso Universidade Federal do Pampa
  • Jorge Renato Pinheiro Velloso Universidade Federal do Pampa
  • Ludimila Lobato Vilazante Universidade Federal do Pampa
  • Eduardo Bica Ferreira Universidade Federal do Pampa
  • Vanielle Galiano Silveira Universidade Federal do Pampa
  • Jair Putzke Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.12793

Palavras-chave:

Educação básica. Habilidades educacionais. Aprendizado. Conteúdos escolares.

Resumo

Ensino de ecologia e educação ambiental no ensino fundamental e médio na base comum curricular (BNCC) e nos livros didáticos de editoras. O objetivo deste trabalho, foi fazer uma análise documental, analisando as habilidades da base com os conteúdos propostos nos livros. A falta de habilidades voltadas aos assuntos empobrece o aprendizado dos alunos, deixando lacunas que não deveriam existir. Professores lecionando em áreas que não são as suas e, não tendo ferramentas que possam lhe trazer o apoio necessário para tornar menos problemático, o que já é um grande problema.

Biografia do Autor

Marcos André Pinheiro Velloso, Universidade Federal do Pampa

Biólogo, Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pampa,  Campus  São Gabriel.

Jorge Renato Pinheiro Velloso, Universidade Federal do Pampa

Biólogo, Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel.

Ludimila Lobato Vilazante, Universidade Federal do Pampa

Discente de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel.

Eduardo Bica Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Biólogo, Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel.

Vanielle Galiano Silveira, Universidade Federal do Pampa

Discente de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel.

Jair Putzke, Universidade Federal do Pampa

Professor titular, Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Velloso, M. A. P., Velloso, J. R. P., Vilazante, L. L., Ferreira, E. B., Silveira, V. G., & Putzke, J. (2024). ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE COMUM CURRICULAR (BNCC) E NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3980–3990. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.12793