NAVEGANDO ENTRE OS PENSAMENTOS FILOSÓFICOS: UM DIÁLOGO ENTRE HANNAH ARENDT E MICHEL FOUCAULT, MEDIADO POR PAULO FREIRE

Autores

  • Antônio Carlos Araújo FAVENI
  • Sebastiana Luciana Ferreira Araújo FAVENI

Palavras-chave:

Dialogo. Filosofia. Encontro.

Resumo

Num turbilhão de ideias, o livro traz à vida um debate ardente entre os pensamentos de Hannah Arendt e Michel Foucault, mediado habilmente por Paulo Freire. Como se estivéssemos testemunhando uma colisão cósmica de filosofias, Freire emerge como o maestro desta sinfonia intelectual, entrelaçando as visões únicas de Arendt e Foucault.
Na sala de aula do cosmos, a pedagogia libertadora de Freire serve como a bússola, orientando um diálogo que transcende as fronteiras do tempo e do espaço. Visualizo a tensão criativa entre a paixão de Arendt pela ação política e singularidade do indivíduo, e a meticulosa análise de Foucault sobre as complexas teias de poder e resistência.
Este encontro não é apenas entre mentes brilhantes, mas entre paradigmas que moldaram a filosofia, política e educação. É um diálogo que vai além dos manuais, onde cada pergunta é uma chave para desvendar os mistérios da condição humana. Imerso nesse mundo de reflexões, vejo Paulo Freire, Hannah Arendt e Michel Foucault traçando uma jornada transcendental, desafiando e possivelmente redefinindo os contornos do conhecimento e da ação. É um convite para uma odisseia através das profundezas da filosofia, guiada por três vozes que ecoam através das eras.

Os autores,

 

Biografia do Autor

Antônio Carlos Araújo, FAVENI

Pós-graduado em Gestão Pública (FAVENI). Pós-graduado em Docência no Ensino Superior (UNOPAR).  Pós-Graduado em Segurança Pública, pelo Instituto Cultus (Grupo FAVENI). Graduando em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduado em Pedagogia   pela UNIP, Universidade Paulista. Graduando em Filosofia(FAVENI).Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9028529007995311.  

Sebastiana Luciana Ferreira Araújo, FAVENI

Pós-graduada em Gestão Escolar (FAVENI). Pós-graduada Educador Social (FAVENI). Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial (UNOPAR).  Graduada em Pedagogia pela UNIP, Universidade Paulista.  Graduanda em Letras(FAVENI).

Downloads

Publicado

2024-01-16

Como Citar

Araújo, A. C., & Araújo, S. L. F. (2024). NAVEGANDO ENTRE OS PENSAMENTOS FILOSÓFICOS: UM DIÁLOGO ENTRE HANNAH ARENDT E MICHEL FOUCAULT, MEDIADO POR PAULO FREIRE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 18–79. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12739

Edição

Seção

E-books

Categorias