AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APREDIZAGEM: ESTRATÉGIA ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Antônio Carlos Araújo FAVENI
  • Sebastiana Luciana Ferreira Araújo FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12669

Palavras-chave:

Estratégias. Aprendizagem. Ensino. Virtual.

Resumo

Para que o ensino se concretize e seja realmente efetivo é necessário que se compreenda e se utilize de estratégias de ensino, não só na área presencial, mas sobretudo nos ambientes a distância. No entanto, é natural que haja diferentes aspectos a serem levados em consideração, por isso conhecer as diversas estratégias adequadas a cada sistema é tão urgente. Neste estudo evidenciou-se a busca através de uma revisão literária sobre o tema, para mostrar com dados, pesquisas e outros artigos que dissertaram a respeito da correlação entre as estratégias entre ensino e aprendizagem nos ambientes virtuais de aprendizagem. Para chegar a este objetivo utilizou-se de pesquisas em publicações na plataforma da CAPES, SciELO, e além disso em demais sítios de busca na internet (a biblioteca desse outro sistema de aprender e ensinar). O presente artigo nos levou a perceber, mesmo que tênue, uma progressiva melhora nas observações sobre o tema, em usa maioria no âmbito internacional.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Araújo, FAVENI

Pós-graduado em Gestão Pública (FAVENI). Pós-graduado em Docência no Ensino Superior, pela UNOPAR.  Pós-Graduado em Segurança Pública, pelo Instituto Cultus (Grupo FAVENI). Graduando em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduando em Filosofia(FAVENI). Graduado em Pedagogia   pela UNIP, Universidade Paulista.  Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9028529007995311.

Sebastiana Luciana Ferreira Araújo, FAVENI

Pós-graduada em Gestão Escolar (FAVENI). Pós-graduada Educador Social (FAVENI). Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela UNOPAR.  Graduada em Pedagogia pela UNIP, Universidade Paulista.  Graduanda em Letras(FAVENI).

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Araújo, A. C., & Araújo, S. L. F. (2023). AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APREDIZAGEM: ESTRATÉGIA ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 4297–4307. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12669