TEORIAS DA VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR EM SITUAÇÕES EM CONFLITO
https://doi.org/10.29327/211653.6.8-2
Palavras-chave:
teorias da violência; formação de professores; situações de conflito.Resumo
O artigo visa analisar a questão das teorias da violência do ponto de vista da sua relação com a ausência da preocupação, na formação de professores, em trabalhar com situações de conflito. Para isso, investiga a tese da complementariedade entre epistemologia e hermenêutica, a verdade que vem das tradições e os achados empíricos, como forma de tencionar alguns conceitos correntes nas teorias da educação. Além disso, se preocupa como a temática da violência aparece e se constitui ponto de referência às ações educativas contemporaneamente e como é possível fazer frente a este contexto a partir da aproximação entre Epistemologia e Hermenêutica. Com isso, propõe redimensionar a relação das teorias da violência com a educação e a cultura, sugerindo outras narrativas, as quais contemplem não apenas a narrativa da civilidade, mas também a da barbárie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY