TEORIAS DA VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR EM SITUAÇÕES EM CONFLITO

https://doi.org/10.29327/211653.6.8-2

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Geraldo Antônio da Rosa Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

teorias da violência; formação de professores; situações de conflito.

Resumo

O artigo visa analisar a questão das teorias da violência do ponto de vista da sua relação com a ausência da preocupação, na formação de professores, em trabalhar com situações de conflito. Para isso, investiga a tese da complementariedade entre epistemologia e hermenêutica, a verdade que vem das tradições e os achados empíricos, como forma de tencionar alguns conceitos correntes nas teorias da educação. Além disso, se preocupa como a temática da violência aparece e se constitui ponto de referência às ações educativas contemporaneamente e como é possível fazer frente a este contexto a partir da aproximação entre Epistemologia e Hermenêutica. Com isso, propõe redimensionar a relação das teorias da violência com a educação e a cultura, sugerindo outras narrativas, as quais contemplem não apenas a narrativa da civilidade, mas também a da barbárie.

 

Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III (UC3M), da Comunidade de Madri; é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisador PQ 1D - CNPq. E-mail: trevisan.amarildo@gmail.com.

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Teologia: Religião e Educação pela Escola Superior de Teologia (EST/São Leopoldo-RS) e Pós-Doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III (UC3M), da Comunidade de Madri, Espanha; é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). E-mail: geraldorosa06@gmail.com.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Luiz Trevisan, A. ., & Antônio da Rosa, G. (2020). TEORIAS DA VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR EM SITUAÇÕES EM CONFLITO: https://doi.org/10.29327/211653.6.8-2. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(8), 19–29. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/127