INFLUÊNCIA DO MARKETING NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12575Palavras-chave:
Crianças. Publicidade de alimentos. Comportamento alimentar. Preferência alimentar.Resumo
A infância é a primeira fase da vida, que se estende desde o nascimento até os 12 anos de idade incompletos. O marketing é definido como um conjunto de estratégias utilizado para criar ou explorar determinado produto, com o objetivo de atender às necessidades do cliente e gerar lucros. A promoção da saúde e do bem-estar das crianças configura-se como uma estratégia eficaz, uma vez que as experiências vivenciadas nessa fase da vida são capazes de moldar os comportamentos alimentares. Sendo assim, o objetivo deste estudo é elaborar uma revisão sistemática sobre a influência do marketing no comportamento alimentar de crianças. Para isso, adotou-se a metodologia PRISMA, a qual se baseia em relatar os principais itens de um tópico de interesse em revisões sistemáticas e meta-análises. Na etapa de busca de artigos científicos, foram encontradas 318 publicações, das quais 305 foram excluídas por não estarem em conformidade com os critérios de inclusão estabelecidos. Ao final, 13 artigos foram incluídos neste estudo. Através dos resultados e discussão, concluímos que a influência do marketing na alimentação infantil é uma temática importante, devido à publicidade ilegal e propagandas problemáticas utilizadas por empresas alimentícias para atrair esse público, levando-o a consumir produtos ultraprocessados. Isso faz com que sua alimentação possua uma qualidade nutricional baixa e preocupante, além de interferir diretamente no desenvolvimento do hábito alimentar de crianças ao redor do mundo.
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