A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM COMUNICATIVA EM HABERMAS: POSSIBILIDADES NA EMANCIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO

https://doi.org/10.29327/211653.6.7-7

Autores

  • Elvis Francis Furquim de Melo Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Ação comunicativa; Formação docente; Educação.

Resumo

A partir da Teoria Crítica de Habermas é possível desenvolver, no campo educacional, relações entre conhecimento e interesse. Iminente a isso, surge novas teorias humanas por se tratar de uma perspectiva comunicativa e livre na relação entre sujeitos. É neste entendimento do agir comunicativo num ambiente de competência de cooperação e linguagem, que buscamos argumentos críticos a fim de reconstruir o entendimento na perspectiva da emancipação da educação. Com isso, o sentido da educação passa ser um processo social emancipativo, pois estaria unindo a linguagem da ação comunicativa a práxis do ensinar. Esta possibilidade colocaria os sujeitos da ação comunicativa em igualdade para analisar os pressupostos epistemológicos que versam os processos educacionais.

 

Biografia do Autor

Elvis Francis Furquim de Melo, Universidade Federal de São Carlos

 Licenciado em Filosofia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. E-mail: elvis.furquim01@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Francis Furquim de Melo, E. . (2020). A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM COMUNICATIVA EM HABERMAS: POSSIBILIDADES NA EMANCIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO: https://doi.org/10.29327/211653.6.7-7. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(7), 74–84. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/125