A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM COMUNICATIVA EM HABERMAS: POSSIBILIDADES NA EMANCIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO
https://doi.org/10.29327/211653.6.7-7
Palavras-chave:
Ação comunicativa; Formação docente; Educação.Resumo
A partir da Teoria Crítica de Habermas é possível desenvolver, no campo educacional, relações entre conhecimento e interesse. Iminente a isso, surge novas teorias humanas por se tratar de uma perspectiva comunicativa e livre na relação entre sujeitos. É neste entendimento do agir comunicativo num ambiente de competência de cooperação e linguagem, que buscamos argumentos críticos a fim de reconstruir o entendimento na perspectiva da emancipação da educação. Com isso, o sentido da educação passa ser um processo social emancipativo, pois estaria unindo a linguagem da ação comunicativa a práxis do ensinar. Esta possibilidade colocaria os sujeitos da ação comunicativa em igualdade para analisar os pressupostos epistemológicos que versam os processos educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY