FAMÍLIA MULTIESPÉCIES: COMO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO AFETAM O BEM-ESTAR EMOCIONAL

Autores

  • Julia Perboni Andrade UINASSAU
  • Vinícius Berto UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12305

Palavras-chave:

Animal de Estimação. Bem-Estar. Emocional.

Resumo

Neste artigo, exploramos o conceito de “Família Multiespécies”, um novo modelo familiar que destaca a coexistência de seres humanos e animais de estimação no mesmo ambiente. A pesquisa envolve uma análise da percepção da população sobre a importância dessa dinâmica única e como ela impacta o bem-estar emocional de ambas as partes. Foi utilizado um questionário fechado com 10 questões, aplicado via WhatsApp por meio de um link do Google Forms, com o objetivo de identificar o impacto desse convívio no equilíbrio emocional de animais de estimação e de seus tutores. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes reconhece a importância da interação com os animais de estimação e como essa interação é benéfica para o bem-estar emocional tanto dos tutores quanto dos animais de estimação, 97,1% acreditam que essa interação pode contribuir para a redução dos efeitos da ansiedade, depressão e estresse. Outro ponto observado foi que este relacionamento também demonstrou ser valioso em contextos terapêuticos. Além disso, promove o desenvolvimento de senso de responsabilidade e afetividade em seres humanos, enquanto os animais desempenham um papel crucial nessa equação beneficiando-se também desse convívio, tutores responsáveis e ambientes seguros desempenham um papel fundamental na moldagem do comportamento de ambos, criando uma relação mutuamente enriquecedora ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Julia Perboni Andrade, UINASSAU

Graduanda em Medicina Veterinária – UINASSAU – CACOAL/RO

Vinícius Berto, UNINASSAU

Docente Mestre do curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário – UNINASSAU - CACOAL/RO. 

Downloads

Publicado

2023-12-03

Como Citar

Andrade, J. P., & Berto, V. (2023). FAMÍLIA MULTIESPÉCIES: COMO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO AFETAM O BEM-ESTAR EMOCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 292–305. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12305