ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Andreza Aparecida Custódio Instituto UNA de ensino
  • Gabriele Inês Barros Silva Instituto UNA de ensino
  • Karina Aparecida Silva Instituto UNA de ensino
  • Maria Clara Silva Rodrigues Instituto UNA de ensino
  • Eduardo Nogueira Cortez Instituto UNA de ensino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12248

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout. Profissionais de Enfermagem. Esgotamento Psicológico.

Resumo

A Síndrome de Burnout (SB), uma condição complexa e debilitante, tem emergido como um tema de grande relevância no contexto dos profissionais de saúde em todo o mundo. A prevalência da Síndrome se mostra elevada em profissionais da enfermagem, dada a natureza estressante do trabalho destes profissionais. Sendo assim, este artigo teve o intuito de examinar a SB entre os profissionais da enfermagem, destacando suas manifestações clínicas, as causas subjacentes e os fatores de risco associados. Para tanto foi realizada uma revisão integrativa de estudi publicados de 2015 a 2023, em inglês ou português e disponibilizados de forma online e gratuita. A busca realizada nas plataformas SciELO e LILACS resultou em uma amostra de 8 trabalhos acadêmicos. Os textos apresentaram que, de forma geral, maioria dos profissionais da enfermagem acometidos pela SB são mulheres, com mais de um vínculo empregatício. Os artigos revelaram que não há discriminação no que se refere à idade e a especificidade do trabalho. Ademais, a carga excessiva de trabalho se mostrou como um fator de risco para o desencadeamento de burnout. Desta forma, pode-se inferir que as demandas físicas e emocionais específicas do trabalho dos profissionais impactam negativamente em sua saúde mental e, portanto, torna-se necessário implementação de programas de apoio psicológico e a revisão das cargas de trabalho dos enfermeiros.

Biografia do Autor

Andreza Aparecida Custódio, Instituto UNA de ensino

Graduanda em Enfermagem, instituto UNA de ensino.

Gabriele Inês Barros Silva, Instituto UNA de ensino

Graduanda em Enfermagem, instituto UNA de ensino.

Karina Aparecida Silva, Instituto UNA de ensino

Graduanda em Enfermagem, instituto UNA de ensino. 

Maria Clara Silva Rodrigues, Instituto UNA de ensino

Graduanda em Enfermagem, instituto UNA de ensino.

Eduardo Nogueira Cortez, Instituto UNA de ensino

Doutor em Ciências da Saúde pela UFSJ – CCO.

 

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Custódio, A. A., Silva, G. I. B., Silva, K. A., Rodrigues, M. C. S., & Cortez, E. N. (2023). ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6430–6445. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12248