VIOLAÇÃO DE DADOS PESSOAIS EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS: A IMPORTÂNCIA DO COMPLIANCE COMO MEIO DE CONTROLE INTERNO

Autores

  • Leticia Passinho Silva Faculdade de Ilhéus
  • Thyara Novais Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12206

Palavras-chave:

Compliance. Dados Bancários. Instituições Financeiras. Lei Geral de Proteção de Dados. Violação Dados Pessoais. Controle Interno.

Resumo

O presente artigo aborda a crescente preocupação com a violação de dados pessoais em instituições bancárias, destacando a importância do compliance como meio de controle interno para mitigar tais ameaças. A pesquisa fundamenta-se em um extenso levantamento bibliográfico que inclui legislações pertinentes, doutrinas especializadas, artigos científicos e análises de plataformas digitais. O objetivo primordial é contribuir para o debate sobre a proteção de dados pessoais dos usuários, fornecendo insights valiosos sobre a necessidade de medidas efetivas para garantir a privacidade e a segurança dos dados coletados. O artigo enfatiza a urgência de uma fiscalização rigorosa para coibir possíveis abusos e violações da lei, considerando as implicações legais e éticas envolvidas. Ao explorar a interseção entre compliance, proteção de dados e fiscalização, a pesquisa busca não apenas identificar os desafios existentes, mas também propor soluções proativas para fortalecer a integridade dos sistemas de informação nas instituições bancárias, promovendo assim um ambiente mais seguro e confiável para os clientes e usuários em geral.

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Biografia do Autor

Leticia Passinho Silva, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. E-mail:

Thyara Novais, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. E-mail:

 

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Publicado

2023-11-23

Como Citar

Silva, L. P., & Novais, T. (2023). VIOLAÇÃO DE DADOS PESSOAIS EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS: A IMPORTÂNCIA DO COMPLIANCE COMO MEIO DE CONTROLE INTERNO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 4474–4492. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12206