DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO TENDO COMO PROTAGONISTA: UM AMBIENTE GAMIFICADO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1194Palavras-chave:
Ensino hibrido, Gamificação e Engajamento.Resumo
O ensino híbrido é com certeza um exponencial como tendência educacional em tempos contemporâneos, tendo como objetivo trazer novos desafios e soluções no ensino, na modalidade EAD. Essa combinação de aprendizado online com o presencial, integrando-se no dia a dia do aluno, leva a um ambiente favorável e familiar ao programa de estudo. Nessa perspectiva, tem-se os ambientes virtuais (AVA) que são dispositivos tecnológicos da informação (TIC), os quais agregam vários recursos digitais que têm a intenção e o interesse voltado para aprendizagem, havendo a possibilidades de programas de jogos. Estes surgiram a partir do fenômeno da gamificação ou games aplicados a educação, numa perspectiva construtivista como estratégia educativa, permitindo o desenvolvimento e um acesso lúdico dentro do quadro educacional e motivando os estudantes. Desenvolvido a partir da teoria de jogos educativos, deve-se considerar que as recompensas estão relacionadas com a satisfação produtiva, não como um prêmio competitivo entre os alunos e sim para levar em conta a cooperação, criatividade, engajamento, resolução de problemas, compreensão e entendimento com o devido respeito a diversidade, virando uma experiência gratificante e desafiadora, transformando-se em ferramentas de aprendizagem. O objetivo da pesquisa é analisar a temática descrita acima, por meio de bibliografias teóricas, identificando e compilando dados, através de um estudo sistemático, baseando-se na elaboração do conhecimento cientifico do aspecto autêntico. O conteúdo atual, do conhecimento sobre os significados e conceitos, são considerados dinâmicos - do ambiente gamificado -, com relação ao ensino híbrido, submetidos continuamente a transformações, sendo uma evolução cíclica e progressiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY