DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO TENDO COMO PROTAGONISTA: UM AMBIENTE GAMIFICADO

Autores

  • Olga Aparecida da Silva Martins UNINI / PORTO RICO
  • Maria Eliana Lopes de Souza UNINI /MÉXICO
  • Mathäus Natan Moura Duarte UNINI / MÉXICO
  • Marilene Rosa da Silva UNINI / MÉXICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1194

Palavras-chave:

Ensino hibrido, Gamificação e Engajamento.

Resumo

O ensino híbrido é com certeza um exponencial como tendência educacional em tempos contemporâneos, tendo como objetivo trazer novos desafios e soluções no ensino, na modalidade EAD. Essa combinação de aprendizado online com o presencial, integrando-se no dia a dia do aluno, leva a um ambiente favorável e familiar ao programa de estudo. Nessa perspectiva, tem-se os ambientes virtuais (AVA) que são dispositivos tecnológicos da informação (TIC), os quais agregam vários recursos digitais que têm a intenção e o interesse voltado para aprendizagem, havendo a possibilidades de programas de jogos. Estes surgiram a partir do fenômeno da gamificação ou games aplicados a educação, numa perspectiva construtivista como estratégia educativa, permitindo o desenvolvimento e um acesso lúdico dentro do quadro educacional e motivando os estudantes. Desenvolvido a partir da teoria de jogos educativos, deve-se considerar que as recompensas estão relacionadas com a satisfação produtiva, não como um prêmio competitivo entre os alunos e sim para levar em conta a cooperação, criatividade, engajamento, resolução de problemas, compreensão e entendimento com o devido respeito a diversidade, virando uma experiência gratificante e desafiadora, transformando-se em ferramentas de aprendizagem. O objetivo da pesquisa é analisar a temática descrita acima, por meio de bibliografias teóricas, identificando e compilando dados, através de um estudo sistemático, baseando-se na elaboração do conhecimento cientifico do aspecto autêntico. O conteúdo atual, do conhecimento sobre os significados e conceitos, são considerados dinâmicos - do ambiente gamificado -, com relação ao ensino híbrido, submetidos continuamente a transformações, sendo uma evolução cíclica e progressiva.

 

Biografia do Autor

Olga Aparecida da Silva Martins, UNINI / PORTO RICO

Graduada em Pedagogia (UNISEPE), Pós- Graduada em Gestão Escolar Integradora, Coordenação Pedagógica e Planejamento, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Ludopedagogia, Educação Infantil e Educação Inclusiva. Mestrando UNINI / PORTO RICO. Email: olgaapsilva@yahoo.com.br. ID LATTES: 8702113776815079.

Maria Eliana Lopes de Souza, UNINI /MÉXICO

[1] Graduada em Pedagogia (UFPR), especialista em Pedagogia da empresa e organizações, Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Altas Habilidades / Superdotação. Mestrando UNINI /MÉXICO. ID LATTES: 8784525994308488. Email: licasdesdemona@yahoo.com.br.

Mathäus Natan Moura Duarte, UNINI / MÉXICO

Bacharel em Direito (UNIMB), especialista em  Direito Público (UNIMB), Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIMB),Direito Constitucional e Administrativo (UNMB). Mestrando UNINI / MÉXICO. ID LATTES: http://lattes.cnpq.br/ 0783047965953787. Email: mathausnatan@gmail.com.

Marilene Rosa da Silva, UNINI / MÉXICO

Graduada em Pedagogia (URCA) especialista em Psicopedagogia Clínica Institucional, (UNIP) Docência em escola de tempo integral e integrada, metodologia no ensino de tempo integral e integrada (UFG), Pós no ensino de História (Faculdade Metropolitana), Educação Especial e Inclusiva (FAVENI). Graduada em História, pós- graduação em Educação Infantil, (FCE). Mestrando UNINI / MÉXICO. Email: marilenerosa23@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/05/2021

Como Citar

Martins, O. A. da S. ., Souza, M. E. L. de ., Duarte, M. N. M. ., & Silva, M. R. da . (2021). DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO TENDO COMO PROTAGONISTA: UM AMBIENTE GAMIFICADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 309–317. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1194

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)