ENSINO HÍBRIDO E CONECTIVISMO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.759Palavras-chave:
Ensino híbrido. Conectivismo. Formação de professores. Novos paradigmas.Resumo
RESUMO: O presente trabalho objetiva problematizar aspectos relevantes de conceitualização dos termos e modalidades de ensino híbrido bem como sua interface com o conectivismo. O tema tem sido foco de intensa discussão na atualidade, especialmente no que tange a formação continuada de docentes, inovações metodológicas e readequação curricular devido à Pandemia COVID 19. Procuramos ao longo desse trabalho expor algumas das características dessa modalidade de ensino visto que muitos profissionais da área da educação não estão familiarizados com os modelos metodológicos e referenciais de aplicabilidade e desenvolvimento. Para tanto utilizamos o método bibliográfico, pesquisa a partir de referências publicadas, análises e discussões das contribuições culturais e cientificas sobre o tema. A partir de nossos estudos percebemos que as principais dificuldades estão mais voltadas aos aspectos conceituais e metodológicos do que aos aspectos cognitivos ou avaliativos do desenvolvimento do ser aprendente. Ao longo desse artigo estaremos esclarecendo esses aspectos e colocando em perspectiva as práticas pedagógicas alternativas, bem como a perspectiva conectivista de conhecimento e estruturação das aprendizagens pautadas em flexibilização, formação de redes de apoio, conexão de ideias. Para tanto faz se necessário incorporar a visão pedagógica uma releitura dos elementos estruturantes do sujeito aprendente na sociedade do conhecimento e da informação.
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