ENSINO HÍBRIDO E CONECTIVISMO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE

Autores

  • Maria Eliana Lopes de Souza UNINI/MÉXICO
  • Olga Aparecida da Silva Martins UNINI/PORTO RICO
  • Mathaus Natan Moura Duarte UNINI/MÉXICO
  • Marilene Rosa da Silva UNINI/MEXICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.759

Palavras-chave:

Ensino híbrido. Conectivismo. Formação de professores. Novos paradigmas.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho objetiva problematizar aspectos relevantes de conceitualização dos termos e modalidades de ensino híbrido bem como sua interface com o conectivismo. O tema tem sido foco de intensa discussão na atualidade, especialmente no que tange a formação continuada de docentes, inovações metodológicas e readequação curricular devido à Pandemia COVID 19.  Procuramos ao longo desse trabalho expor algumas das características dessa modalidade de ensino visto que muitos profissionais da área da educação não estão familiarizados com os modelos metodológicos e referenciais de aplicabilidade e desenvolvimento. Para tanto utilizamos o método bibliográfico, pesquisa a partir de referências publicadas, análises e discussões das contribuições culturais e cientificas sobre o tema.  A partir de nossos estudos percebemos que as principais dificuldades estão mais voltadas aos aspectos conceituais e metodológicos do que aos aspectos cognitivos ou avaliativos do desenvolvimento do ser aprendente. Ao longo desse artigo estaremos esclarecendo esses aspectos e colocando em perspectiva as práticas pedagógicas alternativas, bem como a perspectiva conectivista de conhecimento e estruturação das aprendizagens pautadas em flexibilização, formação de redes de apoio, conexão de ideias. Para tanto faz se necessário incorporar a visão pedagógica uma releitura dos elementos estruturantes do sujeito aprendente na sociedade do conhecimento e da informação.

 

Biografia do Autor

Maria Eliana Lopes de Souza, UNINI/MÉXICO

Graduada em Pedagogia (UFPR), especialista em Pedagogia na empresa e organizações, Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia,  Neuropsicopedagogia e Altas Habilidades/Superdotação. Mestranda UNINI/MÉXICO. E-mail: licadesdemona@yahoo.com.br.

Olga Aparecida da Silva Martins, UNINI/PORTO RICO

Graduada em Pedagogia (UNISEPE), es´pecialista em Gestão Escolar Integradora, Coordenação Pedagógica e Planejamento, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Infantil e Educação Inclusiva. Mestranda UNINI/PORTO RICO. E-mail: Olgamartins80@outlook.com.

Mathaus Natan Moura Duarte, UNINI/MÉXICO

Bacharel em Direito, especialista  em Direito Público, Direito Constitucional e Administrativo, Docência do Ensino Superior  mestrando em Educação UNINI/MÉXICO. E-mail: mathausnatan@gmail.com.

Marilene Rosa da Silva, UNINI/MEXICO

Graduada em Pedagogia (URCA), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, (UNIP) em Docência em escola de tempo integral e integrada, metodologia no ensino de tempo integral e integrada, (UFG) Pós  no ensino de História  (Faculdade METROPOLITANA).Educação  especial e inclusiva (Faveni).Graduada em História, pós em  Educação Infantil. (FCE). Mestranda UNINI/MEXICO. E-mail:marilenerosa23@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Souza, M. E. L. de ., Martins, O. A. da S. ., Duarte, M. N. M., & Silva, M. R. da . (2021). ENSINO HÍBRIDO E CONECTIVISMO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 80–87. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.759