INTERVENÇÃO POLICIAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA EM ESCOLAS: PROTOCOLOS E ESTRATÉGIAS PARA PROTEGER A COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Carlos Cesar de Mello Polícia Militar do Estado do Paraná
  • Cesar Augusto de Oliveira Policial Militar do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11892

Palavras-chave:

Atentados em escolas. Segurança Escolar. Governo.

Resumo

Neste artigo, realizou-se uma análise abrangente dos atentados em escolas, buscando compreender suas origens, impactos e medidas preventivas e de resposta. O estudo incluiu revisões de literatura abrangentes, examinando o histórico global desses incidentes, suas causas subjacentes, perfis psicológicos e sociais dos perpetradores, bem como os impactos emocionais nas vítimas, sobreviventes e testemunhas. Destacou-se a importância do papel do governo na prevenção, com foco na formulação de políticas públicas, financiamento de programas de segurança escolar e capacitação de profissionais. Além disso, enfatizou-se a necessidade de cooperação entre escolas, comunidades e autoridades policiais na implementação eficaz de protocolos de segurança. Os resultados destacaram a complexidade do problema e a necessidade de abordagens multidisciplinares, incluindo a promoção da saúde mental nas escolas. Concluiu-se que o governo desempenha um papel proativo na prevenção, com a implementação de medidas de segurança e o desenvolvimento de políticas eficazes. Essas medidas visam criar ambientes educacionais seguros, protegendo a comunidade escolar de potenciais ameaças e contribuindo para um ambiente de aprendizado saudável e produtivo.

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Biografia do Autor

Carlos Cesar de Mello, Polícia Militar do Estado do Paraná

Tecnologia em manutenção mecânica industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Policial Militar do Estado do Paraná.

Cesar Augusto de Oliveira, Policial Militar do Estado do Paraná

Direito - Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Policial Militar do Estado do Paraná. 

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Mello, C. C. de, & Oliveira, C. A. de. (2023). INTERVENÇÃO POLICIAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA EM ESCOLAS: PROTOCOLOS E ESTRATÉGIAS PARA PROTEGER A COMUNIDADE ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 4597–4609. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11892