O REFLEXO DO RACISMO SISTÊMICO NO RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO

Autores

  • Daniely Soares dos Reis Centro Universitário Santo Agostinho
  • Verônica Acioly de Vasconcelos Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11880

Palavras-chave:

Reconhecimento Fotográfico. Racismo sistêmico. Encarceramento da população negra.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar os problemas relacionados ao uso do reconhecimento fotográfico no processo penal, que tem como objetivo apontar determinado individuo como “suspeito” de algum crime praticado, o estudo busca analisar de que forma o racismo sistémico influência nas condenações fundada pelo uso do reconhecimento fotográfico, uma vez que , estudos mostram um alto indicide de apontamento das pessoas negras como vitimas deste reconhecimento. A designação do tema consiste em verificar como o racismo sistémico em conjunto com o reconhecimento fotográfico, tornou possível o encarceramento em massa de pessoas majoritariamente negras, que foram preivadas de sua liberdade e do seu devido processo legal. O estudo vai além, apresentando o conceito de racismo sistémico firmardo no Brasil desde sua colonização e abordando casos de pessoas que foram vítimas desse reconhecimento.

Biografia do Autor

Daniely Soares dos Reis, Centro Universitário Santo Agostinho

Acadêmica de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho.

Verônica Acioly de Vasconcelos, Centro Universitário Santo Agostinho

Doutora em Direito público e políticas públicas pela UNICEUB-BSB, mestre em direito pela UNIFOR-CE, bacharel em direito pela UFC, professora do curso de direito da unifsa-PI e defensora pública do estado do Piauí.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Reis, D. S. dos, & Vasconcelos, V. A. de. (2023). O REFLEXO DO RACISMO SISTÊMICO NO RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 5980–5993. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11880