PAULO FREIRE: A DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Michelli Carla de Souza Institucional Ulbra
  • Ellen Simone Alves de Souza Unopar
  • Marinalva Paulo da Silva Institucional Univest
  • Girlene Gomes de Aquino Baleeiro fael
  • Geicile Gomes Barbosa Fael

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11850

Palavras-chave:

Paulo Freire. Pedagogical practices. Education.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo abordar a educação sob a perspectiva do autor Paulo Freire. Busca-se caminhos alternativos por meio dos postulados do referido autor, rumo a melhorias que tornem o ensino e a aprendizagem mais eficientes e adequados à contemporaneidade singular e híbrida, onde os extremos de acesso às oportunidades são mais evidenciados e quase intransponíveis. Nesse pensamento faremos análise terá como ponto de partida a obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, à qual traz-nos propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação, especialmente àquela voltada às classes populares. Assim, buscamos analisar em que medida a pedagogia proposta por Paulo Freire pode ser visualizada como uma construção capaz de contribuir com a consolidação de uma pedagogia para a educação das classes populares e que pretende se afirmar como espaço/tempo privilegiado, articulados por diversos contextos subjetivos, sociais e culturais, onde os educandos poderão ser assumidos como sujeitos críticos e criativos.

Biografia do Autor

Michelli Carla de Souza, Institucional Ulbra

Pedagogia e serviço social, pós-graduação em psicopedagogia institucional Ulbra / unopar.

Ellen Simone Alves de Souza, Unopar

Pedagogia pós-graduação: regência nos anos iniciais e educação infantil, Unopar.

Marinalva Paulo da Silva, Institucional Univest

Pedagogia, pós-graduação em psicopedagogia Institucional Univest. 

Girlene Gomes de Aquino Baleeiro, fael

Pedagogia, fael.

Geicile Gomes Barbosa, Fael

Pedagogia - pós-graduação em educação infantil, Fael.

Downloads

Publicado

2023-11-16

Como Citar

Souza, M. C. de, Souza, E. S. A. de, Silva, M. P. da, Baleeiro, G. G. de A., & Barbosa, G. G. (2023). PAULO FREIRE: A DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3470–3478. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11850