EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA/ESPECIAL: O QUE ENSINAR E PARA QUÊ ENSINAR?

Autores

  • Charlton Wilton Vasconcelos de Araújo Major da Polícia Militar de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1181

Palavras-chave:

EJA. Educando. Deficiência. Aprendizagens.

Resumo

A finalidade desta pesquisa foi discorrer sobre a temática da Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva da Educação Inclusiva, a qual tem necessidade urgente de um currículo com estratégias de ensino e aprendizagens que sejam utilizados à pequeno e médio prazo na vida do educando jovem e adulto com deficiência, saberes que façam a diferença nas dificuldades e limitações que o meio impõe-lhes. Visando investigar: Quais Metodologias, Estratégias e Aprendizagens, Contribuirão para Fazer a Diferença na Vida do Educando Jovem e Adulto com deficiência na Modalidade EJA? Mediado pelos seguintes Objetivos Específicos: Relatar sobre a inclusão e aprendizagem; discorrer sobre o que, para quê e como ensinar? E, propor aprendizagens que promovam autonomia e cidadania; Neste estudo, valeu-se da pesquisa Bibliográfica e Documental, utilizando fontes da Internet para embasar os benefícios da inclusão utilizando as premissas do Currículo Funcional Natural e do Programa de Transição para Vida Ativa na escolaridade de jovens e adultos com deficiência no Ensino Fundamental e na EJA. Esses educandos com deficiência necessitam de uma aprendizagem libertadora das suas limitações de saberes, de autonomia, instigando a independência social, o letramento e a conquista social, instigando o possível, àquilo que proporcione uma vida transformadora em todas as áreas da vida.

Biografia do Autor

Charlton Wilton Vasconcelos de Araújo, Major da Polícia Militar de Pernambuco

Major da Polícia Militar de Pernambuco, Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP) e Direito pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Especialista em Gestão Democrática pela FACINTER/UNINTER, Gerenciamento de Crises pela AVM Faculdade Metropolitana e em Ciências Jurídicas pela Faculdade Cruzeiro do Sul. Email: capswat@hotmail.com.

Downloads

Publicado

01/06/2021

Como Citar

Araújo, C. W. V. de . (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA/ESPECIAL: O QUE ENSINAR E PARA QUÊ ENSINAR?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 136–155. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1181