TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COM APORTE DO GEOGEBRA NA PASSAGEM DA GEOMETRIA PLANA PARA A GEOMETRIA ESPACIAL

Autores

  • Renata Teófilo de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE
  • Italândia Ferreira de Azevedo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará- IFCE
  • Francisco Daniel Souza de Lima Universidade Federal do Ceará- UFC
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará- IFCE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1177

Palavras-chave:

Transposição Didática. Geometria Plana. Geometria Espacial. GeoGebra.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para viabilizar a transposição didática no que concerne ao ensino de Geometria Plana e Espacial, tendo em vista a necessidade do conhecimento deste assunto para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma sequência didática visando o desenvolvimento da percepção geométrica do aluno no traslado da Geometria Plana para a Espacial com o aporte do software GeoGebra. Para a organização deste trabalho, adotou-se como metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, onde elaborou-se uma sequência didática com vistas a proporcionar uma atividade que desencadeasse a visualização geométrica na passagem da Geometria plana para a Espacial. Concluímos que o GeoGebra forneceu suporte para a trabalhar a visualização e percepção geométrica na sequência didática proposta, o que ressalta sua mais valia para esta pesquisa. Deste modo, espera-se contribuir com o docente de Matemática no que diz respeito à uma abordagem q

Biografia do Autor

Renata Teófilo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5507-2691. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática – IFCE campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática - UVA, Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará - UFC. Pós-graduada em Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar - UniAmérica. Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará – EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales. E-mail: rtsnaty@gmail.com.

Italândia Ferreira de Azevedo, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará- IFCE

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4684-5397. Mestre em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Professora da rede estadual de ensino do Ceará – EEEP Joaquim Moreira de Sousa. E-mail: italandiag@gmail.com.

Francisco Daniel Souza de Lima, Universidade Federal do Ceará- UFC

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2575-8857. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Integrante do grupo de estudo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA, UFC. Professor do curso de GeoGebra na modalidade à distância Universidade Estadual do Paraná. E-mail: danielufc.souza@gmail.com.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará- IFCE

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3710-1561. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática. Página pessoal: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco/Journal-ArticlesE-mail: fregis@ifce.edu.br.

Downloads

Publicado

31/05/2021

Como Citar

Sousa, R. T. de ., Azevedo, I. F. de ., Lima, F. D. S. de ., & Alves, F. R. V. . (2021). TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COM APORTE DO GEOGEBRA NA PASSAGEM DA GEOMETRIA PLANA PARA A GEOMETRIA ESPACIAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 106–124. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1177