A RELEVÂNCIA DURADOURA DE CELSO FURTADO NA COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL

Autores

  • Marjorie Bier krinski Corrêa UFFS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11520

Palavras-chave:

Economia; Subdesenvolvimento; Industrialização; Liberalismo.

Resumo

Celso Furtado foi um renomado economista brasileiro que desenvolveu a teoria do subdesenvolvimento e criticou as disfunções da ideologia liberal em situações de subdesenvolvimento em economias primário-exportadoras. Ele argumentou que o subdesenvolvimento é uma estrutura produtiva historicamente determinada pela evolução do capitalismo europeu e que as raízes estruturais do subdesenvolvimento devem ser buscadas no encadeamento histórico dos fatores que determinam a dependência. Para superar o subdesenvolvimento, ele defendeu o planejamento macroeconômico e a intervenção estatal, além de argumentar que o mercado interno e a industrialização, conduzida por um critério social, geram desenvolvimento. Este artigo examinará a teoria do subdesenvolvimento de Celso Furtado e sua crítica ao liberalismo, bem como suas propostas para superar o subdesenvolvimento.

Biografia do Autor

Marjorie Bier krinski Corrêa, UFFS

Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas – UFFS Cerro Largo, RS. Especialista e Ciências Políticas e Docência do Ensino Superior pela FSG.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Corrêa, M. B. krinski. (2023). A RELEVÂNCIA DURADOURA DE CELSO FURTADO NA COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 2931–2946. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11520