A UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA E A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6916Palavras-chave:
Universidade pública. Gestão da comunicação. Desenvolvimento local e regional.Resumo
O artigo analisa as formas por meio das quais a universidade pública brasileira pode contribuir para o desenvolvimento local e regional, buscando identificar o papel da gestão da comunicação nesse processo. Tem por objetivo descrever a relevância dessa estratégia, quando empregada pela universidade pública no sentido de fortalecer os laços mantidos com a comunidade, com vistas ao desenvolvimento local e regional. Elaborado a partir da técnica de pesquisa bibliográfica, configura-se como uma revisão da literatura disponível sobre o assunto, e apresenta, sequencialmente, aspectos históricos acerca da instalação de universidades públicas no Brasil, conciliações e conflitos entre a universidade pública e a sociedade no século XXI e a gestão da comunicação como estratégia para o desenvolvimento local e regional. A título de conclusão, afirma as potencialidades de uma adequada gestão da comunicação promovida pela universidade pública não apenas como estratégia para o desenvolvimento local e regional, mas também como resistência às ações de desmonte do ensino superior impostas pelo atual governo federal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY