A UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA E A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL

Autores

  • Marjorie Bier Krinski Corrêa Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6916

Palavras-chave:

Universidade pública. Gestão da comunicação. Desenvolvimento local e regional.

Resumo

O artigo analisa as formas por meio das quais a universidade pública brasileira pode contribuir para o desenvolvimento local e regional, buscando identificar o papel da gestão da comunicação nesse processo. Tem por objetivo descrever a relevância dessa estratégia, quando empregada pela universidade pública no sentido de fortalecer os laços mantidos com a comunidade, com vistas ao desenvolvimento local e regional. Elaborado a partir da técnica de pesquisa bibliográfica, configura-se como uma revisão da literatura disponível sobre o assunto, e apresenta, sequencialmente, aspectos históricos acerca da instalação de universidades públicas no Brasil, conciliações e conflitos entre a universidade pública e a sociedade no século XXI e a gestão da comunicação como estratégia para o desenvolvimento local e regional. A título de conclusão, afirma as potencialidades de uma adequada gestão da comunicação promovida pela universidade pública não apenas como estratégia para o desenvolvimento local e regional, mas também como resistência às ações de desmonte do ensino superior impostas pelo atual governo federal.

Biografia do Autor

Marjorie Bier Krinski Corrêa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Aluna Especial Mestrado em Políticas Públicas - Disciplina CULTURA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS. E-mail: marjorie.bier@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Corrêa, M. B. K. . (2022). A UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA E A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 852–863. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6916