DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB PARA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE FUNCIONALIDADE, ACESSIBILIDADE E IMPACTO SOCIAL

Autores

  • Felipe Menezes de Abreu Universidade do Estado do Pará
  • Elias Ramos Quaresma Universidade do Estado do Pará
  • Jobson Junior Raiol de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Yago Rodrigues Cabral Universidade do Estado do Pará
  • Paulo Cristiano Abreu de Jesus Universidade Federal do Piauí
  • Renilson da Costa Nascimento Universidade do Estado do Pará
  • Deivison Furtado Cabral Universidade do Estado do Pará
  • Glaucia Nunes de Lima Santos Universidade do Estado do Pará
  • Samira Dias Silva Universidade do Estado do Pará
  • Adrielly dos Reis Carvalhedo Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20504

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Tecnologia Educacional. Sistemas Web.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise qualitativa e documental sobre o desenvolvimento de sistemas web aplicados à gestão escolar em instituições públicas brasileiras. Com base em treze projetos e trabalhos acadêmicos produzidos entre 2021 e 2025, foram identificadas soluções voltadas à organização administrativa, comunicação com a comunidade escolar, inclusão de alunos com deficiência, apoio pedagógico e sustentabilidade. Os sistemas analisados mostram que a tecnologia pode transformar a realidade escolar ao promover maior eficiência, acessibilidade e integração entre os diversos setores das instituições. As iniciativas, ainda que variadas, compartilham o objetivo comum de melhorar a qualidade da educação pública por meio da digitalização de processos e da personalização de soluções. A pesquisa conclui que, embora os sistemas apresentados sejam promissores, sua eficácia depende da infraestrutura tecnológica disponível, da capacitação dos usuários e do apoio das redes de ensino. Dessa forma, o estudo reforça a importância de políticas públicas que incentivem a inovação tecnológica como ferramenta de fortalecimento da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Menezes de Abreu, Universidade do Estado do Pará

Discente, Universidade do Estado do Pará.

Elias Ramos Quaresma, Universidade do Estado do Pará

Discente, Universidade do Estado do Pará. 

Jobson Junior Raiol de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Discente, Universidade do Estado do Pará. 

Yago Rodrigues Cabral, Universidade do Estado do Pará

Discente, Universidade do Estado do Pará. 

Paulo Cristiano Abreu de Jesus, Universidade Federal do Piauí

Pós-Graduado em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo Do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. 

Renilson da Costa Nascimento, Universidade do Estado do Pará

Discente, Universidade do Estado do Pará. 

Deivison Furtado Cabral, Universidade do Estado do Pará

Discente, Universidade do Estado do Pará. 

Glaucia Nunes de Lima Santos, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Pedagogia, Universidade Paulista. Discente, Universidade do Estado do Pará.

Samira Dias Silva, Universidade do Estado do Pará

Discente, Universidade do Estado do Pará. 

Adrielly dos Reis Carvalhedo, Universidade do Estado do Pará

Discente, Universidade do Estado do Pará. 

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Abreu, F. M. de, Quaresma, E. R., Oliveira, J. J. R. de, Cabral, Y. R., Jesus, P. C. A. de, Nascimento, R. da C., … Carvalhedo, A. dos R. (2025). DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB PARA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE FUNCIONALIDADE, ACESSIBILIDADE E IMPACTO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2997–3005. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20504