OS REFLEXOS DO OLIGOPÓLIO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11374Palavras-chave:
Cidadania. Eleitoral. Meios de Comunicação. Oligopólio. Política. Resumo. Artigo Científico.Resumo
A temática do trabalho possui como questão central o estudo sobre os oligopólios nos meios de comunicação e a interferência na seara política, em relação à formação de opinião pública no período eleitoral. Este estudo norteou-se a partir de um objetivo geral em demonstrar a possível interferência do oligopólio dos meios de comunicação na seara política envolta as eleições brasileiras, especialmente considerando os reflexos disso na formação de opinião pública e no controle do acesso à informação. A metodologia empregada foi através do método dedutivo, sendo bibliográfica, com análises qualitativas, considerando que foram observados entendimentos doutrinários e jurisprudenciais acerca da liberdade de impressa, da liberdade de expressão e do acesso à informação. Dentre os resultados alcançados tem-se que ficou demonstrado que a opinião pública se forma através a da influência mental e também emocional efetivadas por meio das transmissões repassadas pelos meios de comunicação. Concluiu-se, que o controle exercido pelo oligopólio dos meios de comunicação, com a concentração das empresas de radiofusão brasileiras nas mãos de empresas privadas, o exercício da cidadania popular é prejudicado.
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